NOTÍCIAS

Saúde | 01.10.15 - 10h52

Prefeito prestigia ações do Dia Internacional da Pessoa Idosa

img_alt

Prefeito participou da abertura das comemorações da data no Sítio Trindade, onde acompanhou apresentações de grupos de idosos. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

A Prefeitura do Recife está realizando neste mês de outubro diversas ações voltadas para a pessoa idosa na cidade. Nesta quinta-feira (1), o prefeito Geraldo Julio participou da programação especial montada no Sítio Trindade, em Casa Amarela, para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado neste dia 1º de outubro. O gestor acompanhou apresentações de dança e exercícios físicos feitos pelos participantes. Logo em seguida, os idosos participaram da 5ª Caminhada Pela Valorização da Pessoa Idosa e seguiram até a Upinha do Morro da Conceição.

"Precisamos desta aproximação com os grupos de idosos, levando ações culturais, práticas esportivas e esta programação vai celebrar a vida e os direitos da pessoa idosa.”

Durante o evento, o prefeito conversou com as pessoas que participavam das ações e ressaltou a importância desta atenção dada ao segmento. “A Prefeitura tem obrigação de dar atenção a esta população. Mais de 12% da nossa população precisa de um carinho especial da sociedade e da Prefeitura. Nós estamos desenvolvendo uma série de ações através das secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Social e de outras, voltadas para o idoso. Precisamos desta aproximação com os grupos de idosos, levando ações culturais, práticas esportivas e esta programação vai celebrar a vida e os direitos da pessoa idosa”, destacou. O Recife possui aproximadamente 183 mil idosos.
Ao longo do mês, em todos os distritos sanitários da cidade, haverá rodas de conversa sobre Saúde da Pessoa Idosa, aulões de ginástica com professores da Academia da Cidade, oficinas sobre alimentação saudável, ações de prevenção de doenças, palestras educativas e Jogos da Pessoa Idosa. Estas atividades são muito importantes para a saúde, bem estar e autoestima, segundo a aposentada Ivete Alves de Oliveira, 62 anos. “Eu estou vivendo agora o que eu não pude viver quando era criança e adolescente. Estou voltando no tempo e gosto de participar dos grupos e atividades. Eu me sinto jovem e a idade não me impede nada”, contou.

A edição dos Jogos da Pessoa Idosa deste ano, que acontecerá entre os dias 5 e 7, no Colégio Santos Dumont, em Boa Viagem, traz o tema ‘Pessoa Idosa Protagonista de Nossa História’ e será realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer. Cerca de 20 profissionais estão envolvidos no evento, que vai contar com rodas de conversa sobre Saúde da Mulher, aulas de alongamento e palestras sobre saúde bucal e câncer. A equipe de Vigilância Ambiental vai fazer distribuição de kits de desinfecção e orientações de higienização dos alimentos.

“O objetivo destas ações é estimular os idosos a terem uma atividade física regular, uma alimentação mais saudável, controle de doenças crônicas, como pressão alta ou diabetes. E a gente sabe que todos estes comportamentos fazem bem para a saúde física e a saúde mental também. Então o que a gente faz, através da Secretaria de Saúde, é o acompanhamento disso tudo. O posto de saúde é a porta de entrada para que eles tenham o seu cuidado. E o resultado disso tudo é um envelhecimento saudável com autonomia e independência”, avaliou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

REDE - A Política Municipal de Saúde da Pessoa Idosa tem o objetivo de recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. É alvo dessa política todo cidadão recifense a partir dos 60 anos. A política possui três eixos: prevenção/promoção, assistência e educação permanente.
PREVENÇÃO – Programa Nacional de Imunização, garantindo imunização aos idosos recifenses, inclusive aos acamados; Fortalecimento das ações realizadas pelo Programa da Academia da Cidade (41 pólos), estimulando atividade física regular; atividades do Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas, que desenvolve várias práticas, tais como: meditação, tai-chi-chuam, bioenergética, psicomotricidade, dança circular, biodança, fisioterapia, plantas medicinais, yoga e arte terapia atendendo, em sua maioria, idosos integrantes de vários grupos.

ASSISTÊNCIA - O atendimento clínico, bem como o monitoramento das questões de Saúde, acontecem na Atenção Básica, em que os idosos são acompanhados e monitorados por vários profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Nas unidades, há encontros nos grupos de discussão, dispensação de medicamentos (com consultas farmacêuticas) e orientações necessárias. Os casos mais graves são referenciados para consultas especializadas nas Policlínicas.; Nos serviços de odontologia os idosos são atendidos pelas Equipes de Saúde Bucal, e, quando necessitam de um tratamento especializado (estomatologia, endodontia, pacientes com necessidades especiais, periodontia e cirurgias bucomaxilofacial) ou prótese, são referenciados aos 8 Centros Especializados de Odontologia (CEO’s); O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) dispõe de 540 Leitos e equipe multidisciplinar. Atende a pacientes acamados que, em sua maioria, são idosos mediante a avaliação de profissionais; Saúde da Mulher, com consultas com Médico/Enfermeiro, citologia – demanda espontânea; exames de mamografia e complementares (colposcopia, ultrassonografia etc).

EDUCAÇÃO PERMANENTE – São trabalhadas questões referentes à Política de Saúde da Pessoa Idosa através de capacitações, encontros, reuniões e seminários; Facilitadores de Grupos de Saúde dos Idosos (ACS, médico, enfermeiro, NASF); e capacitação direcionada a outros profissionais da Atenção Básica.