NOTÍCIAS

Saúde | 01.10.15 - 17h07

​Profissionais de Práticas Integrativas em Saúde passam por formação

img_alt

Durante a capacitação, foi oferecido um curso de Reiki. (Foto: Cortesia)

Cerca de 30 profissionais da Secretaria de Saúde do Recife que trabalham no Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas e Complementares (Napi) participaram de uma capacitação acerca das Práticas Integrativas em Saúde, durante esta semana. O curso, que será encerrado nesta sexta-feira (02), no Centro de Formação Paulo Freire, na Madalena, teve momentos teóricos e práticos. Durante a formação, os profissionais também participaram do curso de iniciação em Reiki (nível 1).

Ao longo da capacitação, foram abordados temas como o apoio matricial, educação em saúde e práticas integrativas, oficina de diagnóstico e tratamentos e reiki. “A discussão é em torno das práticas integrativas no Sistema Único de Saúde, e é importante para atualizar o grupo e aperfeiçoar o trabalho aos usuários. Aqui, nós discutimos o processo de trabalho que está sendo aplicado”, disse Luigi Santos, técnico da Política Municipal de Práticas Integrativas.

Napi - Com o objetivo de tratar o indivíduo de maneira integral, o Núcleo de Apoio à Práticas Integrativas funciona com o objetivo de levar atividades diferenciadas a todas as áreas do Recife. As equipes do Napi estão espalhadas em todos os Distritos Sanitários e ampliam o cuidado à atenção básica por meio das práticas integrativas a fim de garantir o autocuidado, o bem-estar e a longevidade do paciente através da medicina complementar - acumputura, reiki, biodança, arteterapia.