Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 01.10.21 - 12h02

PCR leva campanha “Bora se Cuidar” para os bairros de Boa Viagem, Cordeiro e Imbiribeira neste fim de semana

img_alt

Além das ações de controle de mosquito e desratização, agentes de saúde ambiental e controle de endemias também farão vacinação antirrábica e desratização. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Nestes sábado (2) e domingo (3), a Prefeitura do Recife vai levar o mutirão “Bora se Cuidar” para os bairros de Boa Viagem e Imbiribeira, na Zona Sul da cidade, e Cordeiro, na Zona Oeste. Nos dois dias, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde (Sesau) visitarão 1.500 imóveis e pontos estratégicos para controle do mosquito Aedes aegypti. Além do trabalho de enfrentamento das arboviroses, no bairro do Cordeiro, a ação, que acontecerá no sábado, também incluirá desratização e vacinação antirrábica animal.

As atividades em campo ocorrem entre 8h e 13h. No sábado (2), serão visitados mil imóveis – sendo 500 na Imbiribeira e 500 no Cordeiro. Nesta última localidade, o mutirão acontecerá no Conjunto Habitacional do Cordeiro e contará com a parceria de promotores da campanha ‘Bora Se Cuidar’, que acompanharão os 19 agentes de combate às endemias para fazer abordagens educativas com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, e também outras doenças. A Sesau também fará ação de desratização no local e disponibilizará vacinação antirrábica para cães e gatos da região.

No domingo (3), os profissionais também visitarão 500 residências da Imbiribeira, para verificar a existência de criadouros do mosquito transmissor das arboviroses, fazer eliminação mecânica dos focos, aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água e orientar os moradores sobre o que fazer para evitar a proliferação do mosquito. No mesmo dia, Sesau ainda levará a vacinação antirrábica de cães e gatos para o Parcão do Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem.

Durante o mutirão do fim de semana, também serão visitados 21 pontos estratégicos da área, que são locais com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. 

Os locais escolhidos para receber as inspeções apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos. De janeiro até agora, os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Prefeitura do Recife visitaram mais de 1,4 milhão de imóveis da capital e cerca de 11 mil pontos estratégicos de monitoramento.

 

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – A plataforma, que está disponível no site Conecta Recife (http://conectarecife.recife.pe.gov.br) ou app Conecta Recife, permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente para vistoriar áreas com possíveis focos do transmissor da dengue, chikungunya e zika. Essa é uma das estratégias da Prefeitura inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021, lançado em junho.

 

SERVIÇO:

MUTIRÃO BORA SE CUIDAR

Das 8h às 13h

 

Sábado (2):

- Conjunto Habitacional do Cordeiro: Avenida Maurício de Nassau, 450, Cordeiro | Controle de arboviroses, desratização e vacinação antirrábica para cães e gatos;

- Imbiribeira: Inspeção de 500 imóveis para controle de arboviroses;

 

Domingo (3):

- Imbiribeira - Inspeção de 500 imóveis para controle de arboviroses;

- Boa Viagem - Parcão do Parque Dona Lindu - Av. Boa Viagem, S/N, Boa Viagem | Vacinação antirrábica para cães e gatos.