Prefeitura inaugura Casa de Acolhida na Várzea
O equipamento é voltado para o atendimento de crianças dos 7 aos 12 anos, em situação de rua ou violência doméstica
Nesta terça-feira (1º), às 19h, a Prefeitura do Recife inaugura mais um equipamento público gerenciado pela Secretaria de Assistência Social. É a Casa de Acolhida Temporária Acalanto, localizada Av. Afonso Olindense, no bairro da Várzea, zona oeste da Cidade. O espaço tem capacidade de atender até 20 crianças, entre meninos e meninas, em situação de rua ou vítimas de violência doméstica. O ato acontece no mesmo endereço onde funcionará a casa de acolhida.
A Casa de Acolhida Temporária Acalanto é composta por quartos, sala, cozinha e locais voltados para o lazer e recreação, além de áreas para atendimento individual e de grupo. O espaço foi adquirido com recursos do Baile Municipal de 2010 e atende crianças dos 7 aos 12 anos de idade. No momento, 7 meninos e meninas já são atendidos na casa e contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar .
“É nossa prioridade retirar das ruas, ou de situações de risco e violência, e acolher, crianças, adultos ou idosos. Nem sempre é um trabalho fácil, afinal são pessoas que normalmente são vítimas de violência, que têm traumas e dificuldades sérias. Mas é importante colocá-las em um local bonito, que dê dignidade, que aumente a auto-estima e possa promover um resgate dessas vidas”, disse Niedja Queiroz, secretária de Assistência Social.
Com a inauguração da Casa, o Recife passa a contar com 13 equipamentos – entre casas de acolhida, abrigos e república - sob a administração da Assistência Social, que estão voltadas para o atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos.