Procon divulga ranking das empresas mais reclamadas
O órgão lembra aos consumidores que eles devem fazer valer seus direitos, bem como cumprir suas obrigações contratuais
Em outubro, o Procon-Recife registrou 274 queixas contra 127 empresas de produtos e serviços. De acordo com o ranking das dez empresas mais reclamadas no mês de outubro, o Banco Itaú lidera a lista, com 22 registros. Em segundo lugar, o Bompreço, com 17 queixas, e a operadora OI, com 15 reclamações de clientes.
A lista continua com a Samsung (14 queixas), Eletro Shopping (13), Banco Santander (12), Master Eletrônica (10), operadora TIM (9), Lojas Insinuante (8) e a Smart Cell, com o registro de sete reclamações.
Cobrança indevida e produto viciado (com defeito) de fabricação foram as queixas mais registradas no período. Também foram verificadas reclamações para solicitação de cumprimento da obrigação e de informação, revisão de parcelamento de compra, publicidade enganosa, esclarecimento de cobrança, má prestação de serviço, cancelamento contratual e restituição de valor pago.
A divulgação do relatório de atendimento aos consumidores serve de informação sobre as empresas que mais estão causando problemas na prestação de serviços ou comercialização de seus produtos. A ideia é lembrar aos clientes que para sempre ficarem atentos aos seus direitos e deveres, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O Procon-Recife funciona na rua Carlos Porto Carreiro, nº 156, no bairro da Boa Vista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O órgão trabalha na orientação e mediação dos conflitos nas relações de consumo no comércio local. A população também dispõe dos telefones 0800.281.1311 ou 3355.3282, prestando informações ao cidadão.