Viva o Recife Antigo traz Ortinho, Tanga de Sereia e Monarco da Velha Guarda da Portela
O Viva o Recife Antigo recebe após o feriado de Finados mais uma edição de dança de salão com a dançarina Andréa Carvalho e convidados na quinta-feira (3). Na mesma noite, as orquestras Zuza Miranda e Thais, além de Os Cubanos. Na sexta-feira, a grande atração é a o músico Ortinho. No sábado, a programação segue com Babassuê, Luiz Américo e Monarco. No domingo, as famílias podem levar os filhos para participar da contação de histórias e encenação do espetáculo infantil “Lata Late?”.
A banda Tanga de Sereia faz um show com o melhor do brega de salão com boleros, bregas e pitadas de cumbia, zuki, calypso, surf music, tecnobrega, rock e disco. Encontros e desencontros amorosos dão o tom de uma música essencialmente passional. Entre as influências, Nelson Rodrigues, Reginaldo Rossi, Núbia Lafayete, Waldik Soriano, Odair José e Sidnei Magal.
Já Monarco apresenta seus sucessos de 50 anos de samba e suas composições de samba já gravadas por Zeca Pagodinho, Marisa Monte, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, entre outros. Monarco integra a Velha Guarda da Portela. Entre seus grandes sucessos estão Vida de Rainha, Passado de Glória e Coração em Desalinho. Nas últimas cinco décadas, o sambista gravou quatro discos, que foram lançados, também, na Europa, Japão e Estados Unidos. O CD, A Voz do Samba, lançado pelo selo Kuarup, rendeu um Prêmio Sharp de melhor cantor do gênero.
Luiz Américo, atualmente residente do Guarujá (SP), também alcançou sucesso. Suas músicas foram gravadas por Clementina de Jesus, Ângela Maria, Alcione, Sílvio Caldas, Wilson Simonal e estão sendo re-gravados por cantores da atualidade como Zélia Duncan, Zeca Baleiro, Marcelo D2 entre outros.
Outra atração é o grupo Babassuê, que se dedicada ao samba. Entre as influências da banda, Cartola, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Jacob do Bandolim, Paulo Vanzolini, Paulinho da Viola, Clara Nunes, Adoriran Barbosa e, também, os Novos Baianos.
PROJETO - O ‘Viva o Recife Antigo’ tem duração de dez meses, com programação até maio de 2012, à exceção do mês natalino e do período de Carnaval. Tem o apoio de diversos órgãos ligados à Prefeitura do Recife como a CTTU no ordenamento do trânsito, Dircon no controle de ambulantes, Guarda Municipal, Secretaria e Fundação de Cultura e Polícia Militar. A iniciativa é da Secretaria de Turismo do Recife com o apoio do Governo do Estado por meio da Empetur e Secretaria de Turismo de Pernambuco.
Informações: www.acontecenorecife.com.br
DIA 3(QUINTA-FEIRA)
20h - Apresentações de Dança de Salão com Andréa Carvalho e convidados
21h - Orquestra Zuza Miranda e Thais
22h - Orquestra Os Cubanos
DIA 4(SEXTA-FEIRA)
20h - Mamelungos
21h30 – Tanga de Sereia
22h30 – Ortinho
DIA 5(SÁBADO)
20h - Babassuê
21h30 - Luiz Américo
22h30 - Monarco
DIA 6(DOMINGO)
16h30 – Contação de Histórias
17h30 – Encenação do espetáculo infantil “Lata Late?”