NOTÍCIAS

Cultura | 01.11.13 - 15h56

Acolhimento mais humanizado no novo Centro Clarice Lispector

[caption id="attachment_40228" align="aligncenter" width="680"]Centro Clarice Lispector Prefeito Geraldo Julio inaugurou requalificação do equipamento, que atende mulheres vítimas de violência (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

"Os motivos que nos trazem aqui não são os melhores, mas somos acolhidas com um carinho transformador, capaz de nos erguer quando pensamos que determinados problemas não têm mais solução. Esse espaço é o suporte da minha vida". O depoimento emocionado de Jéssica Camila, 25 anos, representa a voz de todas as mulheres vítimas de violência doméstica ou sexista, que agora contam com um novo Centro de Referência Clarice Lispector mais humanizado. O prefeito Geraldo Julio inaugurou a requalificação do equipamento, situado na Boa Vista, na manhã desta sexta-feira (1º).

A partir de um aporte de R$ 67,9 mil, a Prefeitura do Recife realizou diversas intervenções no local, a exemplo da troca do telhado da casa, modificação da parte hidráulica, restauração das paredes, implantação de acessibilidade nos banheiros e criação de um espaço lúdico para as filhas e filhos das mulheres que estiverem em atendimento. O Clarice também acolhe mulheres de outros municípios da Região Metropolitana. Seu horário de funcionamento é das 7h às 19h, de segunda a sexta. As mulheres que precisarem de acolhimento podem ligar para o Disk Orientação, no 0800 2810107, que funciona todos os dias.

Geraldo Julio afirmou que, após a requalificação, o centro terá melhores condições de acolher as vítimas de violência. "Hoje nós não encontramos só o local reformado. Nós encontramos carinho, amor, alegria e solidariedade, o que vai muito além de uma reforma. Quem trabalha aqui está voltado para melhorar a vida do próximo e é isso que queremos imprimir em todas as áreas do nosso governo", destacou o prefeito, que visitou as instalações do espaço acompanhado da primeira-dama do Recife, Cristina Mello.

Atualmente, 17 profissionais, entre psicólogos, advogados, educadores sociais e guardas municipais formam a equipe multidisciplinar do centro, que é especializado na prestação de serviços de acolhimento, atendimento e triagem das mulheres em situação de violência doméstica ou familiar. Antes, o local atendia por mês, em média, 100 mulheres. Agora, tem a perspectiva de acolher 280 mulheres no mesmo período.

De janeiro a outubro, quase três mil mulheres em situação de violência doméstica ou sexista foram atendidas no equipamento. Desses atendimentos, mais de 500 foram na área de psicologia; 1466 atendimentos jurídicos, que incluem, entre outros, orientação sobre Boletim de Ocorrência, medidas protetivas e audiências. Em outros municípios, foram 20 mulheres que receberam os serviços do Clarice e mais de 300 medidas protetivas de urgência foram expedidas pela Justiça.

O centro foi inaugurado em 2002 e funciona em um terreno com cerca de 600 metros quadrados próximo à Unicap. Depois da intervenção da PCR, o espaço recebeu um toque a mais em sua decoração: mais de quatro quadros com as frases mais conhecidas da escritora Clarice Lispector se encarregam de recepcionar as mulheres. Para o prefeito do Recife, "Clara" deve ficar contente com a iniciativa. "Eu tenho certeza que ela está feliz através desses quadros. Por isso, sempre faremos tudo com sensibilidade. Essa será a nossa meta", pontuou Geraldo.

[caption id="attachment_40229" align="aligncenter" width="680"]Centro Clarice Lispector Além de acolher mulheres em situação de violência, o Centro promove ações para a educação em gênero e direitos humanos e iniciativas que possibilitem o resgate da autoestima. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Emocionada, a secretária da Mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, reforçou que a conclusão da requalificação representa o início da caminhada da sua pasta. "Queremos ficar mais próximas das mulheres. Esse equipamento é a porta de entrada onde elas sabem que podem gritar e serem ouvidas. Hoje, iniciamos o primeiro passo do que será a política de ação para as mulheres recifenses", enfatizou.

A secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, também acompanhou a solenidade. A gestora classificou o Clarice como o mais importante instrumento de toda a rede de atenção às mulheres, por contribuir com o empoderamento econômico do gênero. "Contribuímos com esse crescimento quando também nos colocamos como responsáveis pelo que acontece em nosso entorno. Essa requalificação só reforça a preocupação da PCR com a causa", argumentou.

A iniciativa de hoje reitera o compromisso do Executivo Municipal em contribuir com a cultura de paz e redução de criminalidade violenta de gênero, considerando que o centro também representa um instrumento estratégico do Pacto pela Vida do Recife de Promoção de uma Cidade Segura para as Mulheres por meio do desenvolvimento de ações estruturantes.

SERVIÇOS - Além da prestação de serviços de acolhimento das mulheres em situação de violência, o Centro de Referência Clarice Lispector promove ações voltadas para a educação em gênero e direitos humanos, bem como iniciativas que possibilitem o resgate da autoestima.

Os atendimentos oferecidos às mulheres são: ação social (orientações sobre os serviços de transferência de renda, documentação pessoal, emprego e renda); ação psicológica (resgate da auto-estima, tratando sintomas de depressão e ansiedade); ação jurídica (oferece acompanhamento jurídico); e por fim, a arte-terapia, que representa uma extensão do atendimento psicológico, através de sessões com um arte-terapeuta para resgatar o potencial criativo da mulher.