Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 01.11.16 - 13h25

CSU Bido Krause totalmente requalificado já garante mais cidadania à população

img_alt

Foram investidos R$ 1,18 milhão em melhorias no equipamento (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Na manhã desta sexta-feira (14), a Prefeitura do Recife realizou a entrega do Centro Social Urbano (CSU) Bido Krause, com todos os seus espaços requalificados. O investimento na ordem de R$1,18 milhão aos cofres da gestão municipal proporcionará um atendimento mais qualificado no centro de promoção de cidadania, com mais opções de lazer, esportes, educação, atendimentos na área de saúde, qualificação profissional e assistência social.

Foram objeto de requalificação, o Centro de Saúde Bido Krause, a creche, a Unidade de Tecnologia (Utec), o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), e a Escola Profissionalizante, que compõem o equipamento. Toda a área externa do Centro Social Urbano, que conta com duas quadras multiuso, um campo de futebol de areia, duas piscinas e pista de cooper receberam melhorias e reparos. Outros dois novos espaços foram criados no local: uma pista para a prática da dança de rua e uma área para prática do slackline, modalidade esportiva que vem ganhando adeptos de todas as idades.

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, a preocupação da requalificação de equipamentos como o CSU Bido Krause se reflete, também, na convivência comunitária, familiar e apropriação do equipamento em diversas atividades de lazer, educativas e esportivas. "Essas ações que propiciamos, principalmente de requalificação aqui do Bido Krause, fazem parte de uma série de medidas para melhorar a qualidade de vida da população recifense", afirma.

O Bido Krause recebeu intervenção dos artistas plásticos Manoel Quitério e Carbonel, que coordenaram um trabalho envolvendo a comunidade. Ao todo 28 pessoas participaram do trabalho que durou aproximadamente um mês e retrata a lenda urbana do teju (lagarto gigante), popular na comunidade do entorno e também faz outras referências ao rio Tejipió e à comunidade do Totó. Também participaram da produção os artistas Dinossauros M e Argos.

Os serviços contemplaram ainda a recuperação dos brinquedos, a melhoria da iluminação pública do equipamento, que passou por uma revisão completa com a substituição de lâmpadas e reatores. A arborização do equipamento também foi requalificada, com podas e o plantio de diversas mudas.

José Abdon de Oliveira, morador do bairro do Totó, e presidente da "Liga de Dominó do Bido Krause" acredita que a reforma e melhoria do espaço mudou tudo. "Eu tenho muito orgulho em dizer: sou totorense e, há 45 anos moro aqui e não via o Bido Krause desse jeito", recorda. "Estamos muito felizes com esse espaço. Aqui é cheio de gente, depois que começou essa limpeza, anda lotado. Coisa melhor que essa, só outra dessa", afirmou.

Na área de esportes, por exemplo, são 600 pessoas beneficiadas por mês nas mais variadas atividades. Para o secretário de Esportes do Recife, Luis Henrique Lira, a requalificação do equipamento incentiva cada vez mais o PELC, o Programa de Esportes e Lazer da Cidade. "Antes, atendíamos 200 pessoas neste espaço. Com a abertura da piscina, teremos hidroginástica e natação, onde poderemos matricular cerca de 200 alunos nessas atividades. Houve um crescimento de 200% na procura pelas atividades".

EDUCAÇÃO - Os serviços de requalificação feitos na Creche Bido Krause e na Utec Jardim Botânico foram pintura, revisão da rede elétrica e hidrossanitária, recuperação de cobertas e climatização. Os 81 alunos de 0 a 3 anos atendidos pela creche, já contam com o Programa de Iniciação à Robótica. A reforma da Utec, por sua vez, triplicou sua capacidade de atendimento à comunidade, passando de 28 para 84 pessoas atendidas.

QUALIFICAÇÃO - A integração dos serviços existentes no Bido Krause inclui atividades oferecidas também pela Escola Profissionalizante, que reformada oferece nove cursos gratuitos de qualificação profissional. São eles: estamparia, culinária, auxiliar de logística, cabeleireiro, atendente de serviços de saúde, auxiliar administrativo, eletricista predial, além do curso de espanhol. As aulas acontecem através da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional. São oferecidas 225 vagas e as inscrições acontecem a cada semestre e podem ser feitas pelo site www.qualifica.recife.pe.gov.br.

SAÚDE - A requalificação no Centro de Saúde contemplou a recepção/Same, salas de espera, sala de curativo, de vacina, consultórios de fonoaudiologia, pediatria, ginecologia, odontologia e mais dois consultórios gerais, além de um ginásio de fisioterapia, sala da administração, de regulação, copa, quatro banheiros.

O centro realiza cerca de 400 atendimentos por dia na Farmácia da Família e 320 semanalmente para as especialidades médicas. São feitas 160 avaliações na fisioterapia, 50 atendimentos de consultas fisioterápicas por semana e 700 atendimentos por meio da Regulação (agendamentos de consultas marcadas pelo Sistema de Regulação - Sisreg).