Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Habitação | 01.11.16 - 11h56

Residencial Eduardo Campos garante moradia digna para 224 famílias

img_alt

Projeto foi entregue em alto padrão de acabamento e acomodou famílias que viviam na Vila São Miguel, Rio Morno e Beberibe (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

"Não vou sofrer mais. Estou no paraíso", disse Reginaldo dos Santos, 69 anos, um dos 224 moradores do Residencial Eduardo Campos, ao receber a chave da sua nova casa, na Linha do Tiro, zona norte da cidade. A cerimônia foi comandada pelo Secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa, e contou com a presença da viúva e filha do homenageado, Renata e Maria Eduarda Campos, respectivamente, além do Ministro das Cidades, Bruno Araújo, e do presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi. 

Os moradores são oriundos da Vila São Miguel, Rio Morno e Beberibe. Além do endereço, eles também compartilharam a alegria de receber uma nova vida. "Estou com sentimento de felicidade. Muito tempo que a gente espera por essa oportunidade. Vamos lutar para manter tudo limpo, adequado, direitinho para ser feliz aqui", falou Maria José de Fátima de Medeiros, de 55 anos, que vai morar com a mãe a filha e o neto, em uma das unidades do bloco C. 

Para o Secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa, o Conjunto Residencial Eduardo Campos é uma obra diferenciada. "O empreendimento além de muito bonito e organizado, tem área de lazer para as crianças, área verde e é todo saneado. Uma satisfação entregar um residencial totalmente adequado do ponto de vista da construção civil, das regras de convivência. É uma obra de transformação, feita com carinho",  relatou o gestor.

Os 32 apartamentos em cada um dos sete blocos possuem 46 m², com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Renata Campos, viúva do homenageado, superou o momento de emoção e agradeceu a toda equipe envolvida na obra. "O sonho da casa própria é um sonho de todos. Todo mundo quer poder viver tranquilo, garantir um canto segura para sua família. Estou vendo aqui que foi feito um trabalho de integração, com oficinas para  adultos e crianças. Quero desejar a todas as famílias boa sorte, que sejam muito felizes nessa nova casa", disse a ex-primeira-dama do Estado. 

Com a entrega do Conjunto Residencial Eduardo Campos, a Prefeitura do Recife chega a marca de 1.177 novas unidades habitacionais, desde 2013. Essas moradias estão distribuídas nos bairros do Arruda, Fundão, Água Fria, Porto da Madeira, Linha do Tiro , São José, Dois Unidos e Passarinho, sendo 36 apartamentos do conjunto do Pilar, no Bairro do Recife. As novas unidades são todas entregues em novo padrão de qualidade dos apartamentos, que agora recebem reboco, pintura, cerâmica nas áreas molhadas e forro de gesso. Além de pintura em cores diferentes na parte externa dos blocos.

"O Conjunto Eduardo Campos está servindo de modelo para o Brasil. Aqui nós vemos o verde, temos a área esportiva, a área recreativa. Um ambiente humanizado", avaliou o ministro das Cidades, Bruno Araújo. Gilberto Occhi, presidente da Caixa Econômica Federal, considerou que "esses imóveis têm grande valor porque essas famílias não vão pagar nada. O padrão é muito semelhante ao da Minha Casa Minha Vida. É um benefício para a comunidade, com infraestrutura e tratamento de esgoto".

SOCIAL - O Residencial Eduardo Campos recebeu das mãos de 21 crianças, de 4 e 14 anos, que vão morar no local, mudas da planta arbustiva Pingo de Ouro. Cada uma foi batizada com os nomes dos participantes através de plaquinhas em formato de flor. A decoração sustentável faz parte do programa da equipe do departamento Social da Secretaria de Saneamento, que vem realizando uma série de ações antes, durante e depois da mudança dos novos moradores.

Entre elas, debates com encenações de assuntos ligados à moradia verticalizada, à convivência em condomínio, ao uso correto do sistema de esgotamento sanitário, à sustentabilidade do empreendimento.O objetivo é despertar o sentimento de pertencimento e de identidade com a nova moradia.