Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 01.11.18 - 12h45

Prefeitura divulga funcionamento dos serviços públicos municipais para o dia de Finados

 

Neste feriado do Dia de Finados, celebrado nesta sexta-feira (2), não haverá expediente nos órgãos da Prefeitura do Recife. Na data, os cinco cemitérios públicos da cidade, Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea, estão prontos para receber o público. O trabalho de conservação foi intensificado e o órgão já está preparando uma programação para atender aos visitantes. A expectativa é que aproximadamente 50 mil pessoas circulem pelos locais durante a data.

A PCR trabalha de forma contínua na conservação dos cemitérios da cidade, com o objetivo de garantir conforto e estrutura adequada durante o ano todo. A preparação específica para o dia conta com um incremento nos serviços de limpeza e manutenção. Para o feriado, a Emlurb montou um esquema especial de limpeza, que terá início às 6h, com expectativa de término às 22h. Ao todo, serão 230 homens trabalhando nos cemitérios e também nas ruas do entorno. Ficam também à disposição dos visitantes, na administração dos Cemitérios, funcionários habilitados para ajudar na localização dos jazigos e ossuários.

As necrópoles de Santo Amaro, Parque das Flores e Várzea contarão com celebrações religiosas durante todo o dia. No primeiro, acontecerão às 9h (recitação do terço) e às 10h (celebração da missa). O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, irá celebrar, no dia 02, a missa das 10h em Santo Amaro, e a das 16h no Parque das Flores. Pelo terceiro ano consecutivo haverá, no cemitério de Santo Amaro, a participação do Conservatório Adventista de Música, no horário das 7h às 17h, com a apresentação da Orquestra de Sinos, instrumentistas e músicos (piano, violinos e flautas).

Já para os que querem aproveitar o feriado com outras atividades, Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará à disposição das 7h às 16h do dia 2, o Jardim Botânico do Recife também oferece atividades para crianças e adultos, além de vários equipamentos culturais que também terão programação para toda a família.

 

Confira abaixo o que abre e fecha em cada setor:

 

SAÚDE - Nesta sexta-feira (2), feriado de Finados, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, reabrindo normalmente na segunda-feira (5). 

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.

A vacinação antirrábica, realizada na Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriadão, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Não funcionarão, durante o feriadão, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente.

TRÂNSITO - Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta sexta-feira (2), em virtude do feriado do Dia de Finados. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800-081-1078. A sede da Autarquia fica na Rua Frei Cassimiro, 91, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (5), a partir das 8h até às 13h.

ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - O Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, funciona normalmente nesta quinta-feira (1º), mas estará fechado na sexta-feira (02), Dia de Finados.  Já as unidades que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar estarão fechadas na quinta-feira (1º), na sexta-feira (02) e voltam ao seu expediente normal no sábado(03). Informações referentes a tributos municipais do Recife podem ser obtidas no Portal de Finanças no endereço portalfinancas.recife.pe.gov.br.

EDUCAÇÃO - A Secretaria de Educação informa que as escolas e creches-escolas municipais estarão fechadas no próximo dia 2 (sexta-feira). As aulas serão retomadas na segunda-feira, 5 de novembro.

TURISMO E LAZER -  Quem quiser curtir o feriadão aproveitando o ar livre poderá visitar os parques Santana, Caiara e Macaxeira, que estarão abertos normalmente todos os dias. Os apaixonados pela Ciclofaixa de Turismo e Lazer vão contar com o percurso exclusivo para bicicletas na próxima sexta-feira (2), Dia de Finados. No entanto, no domingo (4), para facilitar o acesso dos estudantes inscritos no Enem aos locais de prova, a Ciclofaixa não será montada. O projeto, que é composto por 36,5 km, conta com três rotas que passam por dezenas de escolas onde estarão sendo aplicadas as provas. A mesma medida será tomada com o projeto de sensibilização turística, o Olha! Recife, que não vai acontecer no fim de semana.

As Academias Recife estarão fechadas nos dias 2 e 3 e retornam à normalidade na próxima segunda-feira (5).

CULTURA – No feriado do próximo dia 2 de novembro, o Museu da Cidade do Recife vai funcionar normalmente, das 9h às 17h, e os visitantes poderão conferir a exposição Cinco Pontas, que reúne gravuras originais do período holandês, desenhos de Frans Post, mapas históricos, fotografias, textos, achados arqueológicos feitos no interior do prédio (balas, cachimbos, conchas) e objetos de demolição da Igreja dos Martírios. O museu também abrirá, no mesmo horário, no sábado (3) e no domingo (4).

Já o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) estará aberto no feriado, a partir das 17h, para receber o Velório Poético – uma programação com performances, recital de poesia e artes plásticas. No sábado (3) e no domingo (4), o MAMAM funcionará das 13h às 17h com a mostra gratuita Autopoese, do artista visual, cineasta, compositor, músico, ator e poeta Alexandre Dacosta. A exposição conta com vasto acervo, que transita, conceitualmente, entre o poema-objeto, a poesia gráfica e o vídeo

O Paço do Frevo não funcionará na sexta-feira, voltando a sua programação normal no sábado, com funcionamento das 14h às 18h e última entrada até 30 minutos antes do encerramento das atividades do museu. No domingo, o Paço promoverá um Arrastão do Frevo especial em comemoração ao Dia do Frevo de Bloco (1/11). Esta edição contará com a participação de blocos líricos renomados como Bloco da Saudade, O Bonde Bloco Lírico e Bloco das Ilusões. A marcha, que anima foliões pelo bairro do Recife, tem concentração às 15h30 no Marco Zero e saída às 16h. O cortejo culminará no show do Coral Edgard Moraes, com parceria da Orquestra do Maestro Marcos Cesar e Recicoral, em frente ao museu, com acesso gratuito.

A Galeria Janete Costa e o Museu Murillo La Greca estarão fechados durante todo o feriadão.

EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecham na sexta (2) e reabrem na segunda (5).

EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Rio Branco fecham na sexta (2) e reabrem na segunda (5).

ESCOLAS -  As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife fecham na sexta (2) e reabrem na segunda (5).

ESPORTES - Os programas esportivos realizados pela Secretaria Executiva de Esportes não funcionam na sexta (2), retornando à normalidade a partir da segunda (5). Exceção para o Recife Bom de Bola, campeonato de futebol de várzea, que terá sete jogos durante o final de semana.

PROCON A sede e os postos avançados do Procon Recife no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna não funcionam nesta sexta-feira (02), Feriado de Finados. 

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados durante o feriado. No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.

MERCADOS PÚBLICOS E FEIRAS - A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos e Feiras Novas funcionam com horário especial na sexta-feira (2), das 6h às 13h. No sábado e domingo, no entanto, abrem normalmente, das 6h às 18h e 6h às 13h, respectivamente.

HOSPITAL VETERINÁRIO - O Hospital Veterinário do Recife estará fechado na próxima sexta-feira (2). Os atendimentos e marcações de consultas voltam a funcionar na segunda-feira (5). 

MEIO AMBIENTE -  O feriado prolongado de 2 de novembro será de programação especial no Jardim Botânico do Recife, localizado na Zona Oeste, e no Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte. Com horário de funcionamento normal, dessa sexta-feira (2) até o domingo (4), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), promove trilhas, histórias cantaroladas, oficinas de horta e compostagem, meditação, entre outras atividades nos dois equipamentos de educação ambiental. Na sexta e no final de semana, o Econúcleo Jaqueira abrirá das 9h às 17h. Já o funcionamento do Jardim Botânico será de 9h às 15h30. Todas as atividades são gratuitas e voltadas para o público em geral.

COMPAZ - Tanto os Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) e as  Bibliotecas Populares de Afogados Jornalista Ronildo Leite e a de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes estarão fechados nesta sexta (2), sábado (3) e domingo (4), devido ao feriado de Finados.  As Bibliotecas Populares voltarão ao funcionamento na segunda (5) e os Compaz, na terça (6).

DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste feriadão. Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem nas manhãs de sexta-feira (72, sábado (3), domingo (4), das 8h às 13h. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.