Prefeitura do Recife lança campanha "Nem mais, nem menos. Iguais"
As peças publicitárias dão continuidade à política de enfrentamento à desigualdade de gênero promovida pela Secretaria da Mulher
Dando continuidade às políticas de enfrentamento da desigualdade entre mulheres e homens desenvolvidas pela gestão municipal, a Prefeitura do Recife lança, na próxima sexta (2), a campanha “Nem mais, nem menos. Iguais”. Entendendo que a comunicação para a não-violência é um dos pilares mais importantes quando se trata de combate ao preconceito, que está na raiz da violência contra a mulher, a Prefeitura desenvolveu uma campanha publicitária com caráter educativo e de prestação de serviços. As peças mostram que a garantia de igualdade, no ambiente público e privado, é condição fundamental para a construção de uma sociedade mais justa para todas e todos. A ação faz parte dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, movimento internacional de combate à desigualdade de gênero.
A campanha apresenta as políticas e ações desenvolvidas pela Secretaria da Mulher, com o intuito de dar transparência ao trabalho realizado pela gestão e divulgar os canais de apoio e garantia de direitos disponibilizados pelo município para as mulheres. Em um país onde se mata, em média, 12 mulheres por dia (segundo dados dos Estados relativos a 2017), as campanhas de enfrentamento à desigualdade, ao preconceito e à violência são determinantes para a melhoria da qualidade de vida de toda a população.
Entre as ações apresentadas pela comunicação, está o programa “Maria da Penha vai à Escola”, que tem como objetivo a desconstrução das desigualdades e enfrentamento aos preconceitos de raça, orientação sexual e contra pessoas com deficiência no âmbito da comunidade escolar, buscando mudanças de comportamentos e valores. A atividade é realizada através de oficinas educativas com os estudantes do 5° ao 9° ano e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Desde 2014, o programa já passou por mais de 200 escolas e contemplou mais de 11 mil alunos. A campanha também abordará o “Hoje Menina, Amanhã Mulher”, programa que objetiva formar meninas de 14 a 18 anos, moradoras de comunidades carentes do Recife, em líderes comunitárias. Em sete encontros, as adolescentes passam por formação sobre empoderamento feminino, direito à cidadania e fortalecimento de suas identidades.
Além destes temas, serão divulgadas informações sobre a rede de apoio que existe no município para acolher as mulheres vítimas de violência ou em situação de vulnerabilidade, como o Centro de Referência Clarice Lispector, o Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago e o ambulatório para a população LBT do Hospital da Mulher do Recife.
Nem mais, nem menos. Iguais – A campanha contará com filmes para a televisão, spots de rádio, cartazes, outdoors, backbus e anúncios para veículos de comunicação impressos, além de um hotsite mulherdireitosiguais.recife.pe.gov.br que trará informações sobre os serviços prestados pela Secretaria da Mulher do Recife. O primeiro dos filmes televisivos apresenta o conceito geral da campanha. Com personagens que são, de alguma forma, atendidas pela Secretaria da Mulher, o VT traz mensagens direcionadas à sociedade como um todo. "Essa campanha é um manifesto pela igualdade. Precisamos ainda falar sobre divisão de tarefas domésticas, ir e vir sem sermos importunadas, não ter nosso corpo violado. Estamos falando de direitos e da importância deles", comentou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa.
Pautas como igualdade salarial, jornada de trabalho, combate à violência e ao assédio ilustram os outdoors. Na internet, além do hotsite, a campanha se intensifica nas redes sociais da Prefeitura. Pensada e executada por mulheres, sob a coordenação da Secretaria da Mulher, Diretoria Executiva de Comunicação Institucional e Gabinete de Imprensa da PCR, a campanha é assinada pela Agência Um, com direção de vídeo de Tuca Andrade, produção de Amanda Menelau e direção de arte de Sephora Silva.
Acesse: https://mulherdireitosiguais.recife.pe.gov.br/