Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 01.11.22 - 18h11

25º Festival de Dança do Recife começa nesta quinta-feira

img_alt

Programação oferecida pela Prefeitura do Recife será toda gratuita, com mais de 20 espetáculos, que tomarão conta de toda a cidade. Além dos teatros do Parque, Santa Isabel e Hermilo Borba Filho, o Festival espalhará música e dança pela Avenida Rio Branco, Pátio de São Pedro, Praça do Diário, Rua do Bom Jesus, Mercado de São José e Parque Dona Lindu. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

A partir da próxima quinta-feira (3), a 25ª edição do Festival de Dança do Recife vai encher a cidade de movimento, tomando conta das ruas e casas de espetáculo da capital pernambucana, para celebrar desde o estilo popular ao contemporâneo, da dança de rua à performance, passando até pela produção audiovisual e fotografia. Até o próximo dia 13, a diversificada e extensa programação, preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, contará com 23 espetáculos,12 apresentações de videodança, 1 exposição/instalação, 3 shows musicais, mais 3 oficinas e 3 debates. Todas as atividades do Festival serão gratuitas, convidando o Recife inteiro a dançar.

A cidade será toda palcos e salões a serem riscados pela dança. Além dos teatros do Parque, Santa Isabel e Hermilo Borba Filho, o Festival espalhará música e dança pela Avenida Rio Branco, Rua do Bom Jesus, Pátio de São Pedro, Praça do Diário, Mercado de São José e Parque Dona Lindu. Os Compaz também sediarão a etapa formativa da programação, dedicada aos jovens inscritos nestes espaços de incentivo ao esporte, lazer e cidadania geridos pelo poder público municipal.

A diversidade de linguagens, cenas e estilos contemplados é outra marca desta 25ª edição, que, pela primeira vez, teve curadoria coletiva, compartilhada entre representantes do setor e o poder público municipal, assegurando protagonismo à cadeia produtiva local da dança e estimulando tanto a fruição quanto a formação.

Na quinta-feira, a programação já estreia convidando o Recife às ruas, para celebrar os estilos urbanos de dança, que brotam do asfalto, numa apresentação gratuita de breaking na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo, a partir das 17h.

Na sexta-feira (4), o Festival, que oferecerá 10 atividades só nos primeiros quatro dias, dará as mãos à Ciranda no Pátio, para celebrar as raízes da cultura popular recifense. A programação, também oferecida pela Prefeitura do Recife, sempre na primeira sexta-feira do mês, no Pátio de São Pedro, contará com quatro atrações: três grupos tradicionais de ciranda da Região Metropolitana, além de Gabi da Pele Preta, artista da nova e celebrada cena musical pernambucana, que ecoará seu “canto de preta que brota da terra”. No Teatro Hermilo Borba Filho, será apresentado ainda o espetáculo “Arreia”.

No sábado (5), a 25ª edição do Festival terá um de seus dias mais intensos, com quatro atividades em três teatros diferentes. A partir das 14h30, um debate sobre o protagonismo feminino na dança popular abre a programação, no Teatro de Santa Isabel. Às 17h30, o Teatro do Parque recebe uma mostra de curtas-metragens. Na sequência, convidando o público a maratonar e percorrer os caminhos da dança na capital pernambucana, serão apresentados os espetáculos Homem do Sambaqui, da Cia Trapiá de Dança, e Cicatriz, do Coletivo Lugar Comum, no próprio Parque e no vizinho Hermilo Borba Filho, respectivamente.

O domingo (6) volta às ruas, com o espetáculo Pontilhados, do Grupo Experimental, a partir das 16h, no Pátio de São Pedro. Às 17h30, haverá nova mostra de curtas no Parque, seguida da apresentação do espetáculo A Festa de Maior Brilho, a partir das 19h.

A programação recomeça na terça (8), com Roda de Terreiro na Praça do Diário e segue, na quarta e na quinta (9 e 10), com mais quatro espetáculos, uma performance, no Mercado de São José, e a apresentação de uma pesquisa sobre dança afro em Pernambuco, na Casa do Carnaval, localizada no Pátio de São Pedro.

Da sexta (11) até o derradeiro dia 13, mais seis espetáculos serão apresentados, além de debate sobre internacionalização da produção local de dança e sambada de maracatu. A 25ª edição do Festival de Dança do Recife encerrará no compasso do futuro, celebrando o passinho numa batalha feminina, embalada pelo DJ 440, convidando o Recife a dançar a força das tradições que não cessam de nascer da mistura das ruas, corpos e criatividades recifenses.

Ingressos - Os ingressos para todos os espetáculos serão distribuídos gratuitamente, na bilheteria dos equipamentos culturais, uma hora antes do início de cada apresentação. No caso do espetáculo Pontilhados, a produção informa que o público presente deverá dispor de celular com acesso a internet e fone de ouvido para acompanhar o áudio. A transmissão será pelo zoom.

Oficinas - Entre os dias 8 e 10, o Festival cumprirá sua etapa formativa, convidando os jovens do Compaz Miguel Arraes e do Compaz Escritor Ariano Suassuna a aprender noções básicas de dança popular e dança contemporânea, com as professoras Marcela Rabelo e Gardênia Coleto. Nas mesmas datas, Orun Santana ministra oficina de dança para crianças, no Teatro Hermilo Borba Filho, alcançando principalmente as crianças da comunidade do Pilar.

Exposição - Além do palco, o Festival ocupará também as paredes do Teatro Hermilo Borba Filho, com a exposição/instalação Centelha, da artista Bruna Mascaro, que poderá ser visitada de terça a domingo, das 14h às 20h, do dia 8 ao dia 30 de novembro.

 

Homenageadas - A 25ª edição do Festival de Dança do Recife renderá homenagem não a uma, mas às várias mulheres que asseguram musculatura, força, emoção e história à dança popular na cidade. A homenagem coletiva será rendida às fundamentais: Adriana Frevo, Betânia Salustiano, Conceição dos Prazeres, Dadinha Gomes, Gaby Conde, Iaci Silva, Leila Nascimento, Lucélia Albuquerque, Lucicleide Maria, Marize Félix, Vilma Carijós, além da passista e Patrimônio Vivo do Recife, Zenaide Bezerra.

 

 

25º FESTIVAL DE DANÇA DO RECIFE

De 3 a 13 de novembro de 2022

 

Homenagem Coletiva às Mulheres da Dança Popular

Adriana Frevo + Betânia Salustiano + Conceição dos Prazeres + Dadinha Gomes + Gaby Conde + Iaci Silva + Leilane Nascimento + Lucélia Albuquerque + Lucicleide Maracatu Nazareno + Marize Félix + Vilma Carijós + Zenaide Bezerra 

 

PROGRAMAÇÃO

 

DIA 3/11 (Quinta-feira)

17h às 21h - Batalha de Breaking + Show da Banda Viruz         

Artista/grupo: Okado do Canal (MC); Phino (DJ); Fabrício, Eddy, Akira, Sombra, Rodrigo (B-Boys); San, Isa, Bea (B-Girls)

Local: Avenida Rio Branco

 

DIA 4/11 (Sexta-feira)

17h30 às 21h - Ciranda no Pátio

Artista/grupo: Ciranda Sant'Anna de São João + Ciranda Imperial + Gabi da Pele Preta + Mestre Santino Cirandeiro

Local: Pátio de São Pedro

 

20h às 20h40 – Arreia

Artista/grupo: Iara Campos e Iris Campos (Recife)

Local: Teatro Hermilo Borba Filho

 

DIA 5/11(Sábado)

- 14h30 às 17h: Debate Roda das Mulheres da Dança Popular

Participantes: Adriana Frevo + Betânia Salustiano + Conceição dos Prazeres + Dadinha Gomes + Gaby Conde + Iaci Silva + Leilane Nascimento + Lucélia Albuquerque + Lucicleide Maracatu Nazareno + Marize Félix + Vilma Carijós + Zenaide Bezerra

Mediação: Iara Campos

Local: Teatro de Santa Isabel (Salão Nobre)

 

- 17h30 às 18h30: Cine Dança 1 - Travar a batalha, celebrar nossos passos, correr até voar

Exibição dos curtas: Corredeira + ÓLOBÈ + SETHICO + LAROYÊ | NOSSO POVO DÁ GARGALHADAS + O voo

Local: Cineteatro do Parque

 

- 18h45 às 19h45: Homem do Sambaqui

Artista/Grupo: Cia Trapiá de Dança (Recife)

Local: Cineteatro do Parque

 

- 20h às 21h20: CICATRIZ

Artista/grupo: Coletivo Lugar Comum (Recife)

Local:Teatro Hermilo Borba Filho

 

DIA 6/11 (Domingo)

 

- 16h às 17h20: Pontilhados

Artista/grupo: Grupo Experimental (Recife)

Local: Pátio de São Pedro 

 

17h30 às 18h30: Cine Dança 2 - O filme dança, o corpo cria, tudo ao redor transforma

Exibição dos curtas: Movimentos Desviantes + Da Lama ao CUNT + QUEDA + IJÓ ASÉ ERÊ + Corpo Onírico + (in)VISIBILIDADE + Perifrevar

Local: Cineteatro do Parque

 

- 19h às 19h30: A Festa de Maior Brilho

Artista/grupo: Quadrilha Dona Matuta (Recife)

Local: Cineteatro do Parque

 

DIA 8/11 (Terça-feira)

- 16h às 16h40: Roda de Terreiro

Artista/grupo: Cia ArteFolia (Recife)

Local: Praça do Diário

 

DIA 9/11 (Quarta-feira)

- 19h30 às 20h10: Arranca

Artista/grupo: Domingos Júnior (Recife)

Local:Teatro Hermilo Borba Filho 

 

 

- 20h20 às 20h50: Rasura

Artista/grupo: Gabriela Carvalho, Mayara Ferreira e Yanca Lima (Recife)

Local: Teatro Hermilo Borba Filho

 

DIA 10/11 (Quarta-feira)

- 10h às 12h: TANDAN!

Artista/grupo: Cia. Etc. (Recife)

Local: Teatro Apolo 

 

- 13h às 13h30: Centelha (performance)

Artista/grupo: Bruna Mascaro (Recife)

Local: Mercado de São José

 

- 16h às 17h: Apresentação da pesquisa Dança Afro PE

Pesquisadora: Janaina Santos

Local: Casa do Carnaval

 

- 20h às 20h50: Sopro D’Água

Artista/grupo: Gabriela Holanda (Olinda)

Local: Teatro Hermilo Borba Filho

 

DIA 11/11 (Sexta-feira)

- 19h às 19h55: Ser Rizoma

Artista/grupo: Lane Cardoso (Recife)

Local: Teatro Hermilo Borba Filho 

 

- 20h às 21h20: ÉTÀ - OYÁ TUNDÊ 

Artista/Grupo: Hellayne Sampaio (Recife)

Local: Teatro Santa Isabel

 

- 20h40 às 21h20: No Jogo da Dança

Artista/Grupo: Cia. de Dança Afro Daruê Malungo (Recife)

Local: Teatro Santa Isabel

 

DIA 12/11 (Sábado)

- 14h30 às 17h: Debate Roda de Internacionalização

Participantes: Consulado da França, Fervo Projetos Culturais, FETEAG, Instituto Cervantes, PCR/SECULT/FCCR,  Aquarius Production

Mediação: Danilo Carias

Local: Teatro de Santa Isabel

 

- 16h às 17h30: Sambada de Maracatu 

Artistas/Grupos: Maracatu Piaba de Ouro + convidados (Recife)

Local: Parque Dona Lindu

 

- 19h às 19h30: Ara ti o jo

Artista/Grupo: Alisson Lima (Recife/São Paulo)

Local: Teatro Hermilo Borba Filho

 

- 20h às 20h40: Sobre Mosaicos Azuis

Artista/Grupo: Januária Finizola (Recife)

Local: Teatro Hermilo Borba Filho

 

DIA 13/11 (Domingo)

- 15h30 às 16h: Cambone

Artista/Grupo: João Petronílio (Salvador)

Local: Avenida Rio Branco

 

- 16h às 20h: Batalha de Passinho Só Mulheres + DJ 440          

Local: Rua do Bom Jesus (Recife Antigo)

 

DIAS 8 a 30/11

- 14h às 20h: Exposição Centelha

Artista: Bruna Mascaro

Local: Teatro Hermilo Borba Filho