Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa abre inscrições para o I Simpósio de Prevenção e Tratamento de Lesão por Pressão
Os interessados em participar das palestras e oficinas podem se inscrever gratuitamente até o dia 8 de novembro, através do site Even3, disponível neste link
O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), ligado à Prefeitura do Recife, abre, a partir das 19h desta terça-feira (1º), as inscrições para o I Simpósio de Prevenção e Tratamento de Lesão por Pressão, que será realizado no dia 19 de novembro, no auditório da unidade. Os interessados em participar das palestras e oficinas podem se inscrever gratuitamente até o dia 8 de novembro através do site Even3, disponível neste link. No dia do evento, os inscritos devem levar 2kg de alimentos não perecíveis para serem doados a uma instituição social.
O simpósio faz parte da programação do HECPI para marcar o dia Dia Mundial de Prevenção de Lesões por Pressão, celebrado no dia 20 deste mês. Esses danos na pele são causados pela pressão em alguma parte do corpo, geralmente naquelas com estrutura óssea, por um longo período, impedindo a circulação sanguínea e causando a destruição do tecido. As feridas são mais comuns em pessoas acamadas, cadeirantes ou com mobilidade reduzida.
As lesões por pressão são o terceiro tipo de evento adverso (incidente que resulta em dano à saúde do paciente) mais notificado nos serviços de saúde do Brasil, de acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária. “O simpósio reforça o compromisso da gestão com a segurança dos pacientes e a capacitação profissional de seus funcionários e profissionais externos. No evento, eles vão poder aprender técnicas de alta tecnologia para o tratamento e prevenção de lesão por pressão, que é considerado um problema de saúde pública”, explica o presidente da Comissão de Pele do HECPI, Jabiael Filho.
O I Simpósio de Prevenção e Tratamento de Lesão por Pressão será realizado no auditório do HECPI, no dia 19 de novembro, das 8h às 16h. Em até uma semana após o evento, os inscritos receberão o certificado de participação. Ao todo, serão disponibilizadas 100 vagas para as palestras, sendo 50 para profissionais da unidade e demais da rede Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH) e outras 50 para o público externo.
Já as inscrições para os workshops serão divididas da seguinte forma: “Oficina de coxins” terá 40 vagas livres; “Terapia por pressão negativa” disponibilizará 21 vagas para profissionais do HECPI e da rede FGH e 14 para o público externo; e “Desbridamento instrumental conservador” oferecerá 20 vagas para os profissionais internos e cinco para os externos.
Entre os palestrantes convidados, estão a Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem Dermatológica, Janaína Morais; a membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Estomaterapia em Pernambuco, Patrícia Rachel Dantas; além de outros profissionais da Estomaterapia e Enfermagem Dermatológica do Estado.
Confira a programação completa:
8h - 8h30 - Abertura I Simpósio de Prevenção e Tratamento de Lesão por Pressão do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa
Com Dulce Janaina Gomes de Morais, Patricia Rachel Dantas de Britto Martins
8:30h-9:00h Palestra: Tecnologias de Prevenção para Lesões por Pressão
Palestrante: Patricia Rachel Dantas de Britto Martins
Enfermeira pela UFRN, Estomaterapeuta pela USP, MBA em Gestão de Negócio em Saúde, Habilitada em fotobiomodulação, membro do Corpo Diretivo da SOBEST Seção Pernambuco.
9:00h-9:30h - Palestra: Tratamento de Lesão por Pressão e impacto na gestão assistencial
Palestrante: Julyana Campos
Enfermeira pela UFPE, Estomaterapeuta pela UECE, possui MBA em Marketing e em Gestão de Vendas.
9h:30h-10:00h - Intervalo
10:00h-10:30h - Palestra: Terapia Nutricional para Lesão por Pressão
Palestrante: Juliana Jordão Martins de Almeida
Nutricionista pela UFPE. Residência em Nutrição Clínica com Perfil Hospitalar pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz, especialista em Nutrição Clínica.
10:30h-11:00h - Palestra: Uso de tecnologias no tratamento da Lesão por Pressão (Hiperbárica/Laser)
Palestrante: Juliana Luiza Ventura de Melo
Enfermeira pela Uninassau, especialista em Saúde Coletiva, especialista em enfermagem dermatológica com ênfase em estética, MBA em Gestão dos Serviços de Saúde, com ênfase em segurança do paciente. Atua com terapia hiperbárica.
11:00h-11:30h - Apresentação cultural - MaracaFENSG (Apresentação de Maracatu) - Grupo de extensão da Universidade de Pernambuco (UPE)
O maracaFENSG é um projeto de extensão universitária da FENSG UPE, tendo como principal eixo temático a educação popular com base na filosofia freiriana. Utiliza o ritmo nordestino do maracatu para a realização de intervenções de educação em saúde, tratando a cultura popular como um importante instrumento de transformação da realidade social.
11h30 - 12h20: Exposição de materiais
Exposição de produtos de alta tecnologia utilizados no tratamento das lesões de pele, com profissionais de educação clínica.
14h às 16h - Oficina de Coxins
Facilitadora: Lenne Sobral
Idealizadora de um projeto de construção de coxins adequados para posicionamento de pacientes como forma preventiva.
14h às 16h - Oficina de terapia por pressão negativa
Facilitadora: Luana Maria de Souza Alecrim
Enfermeira pela Uninassau, Estomaterapeuta, pós-graduada em docência de Ensino Superior, com experiência na indústria de materiais médicos hospitalares.
14h às 16h - Oficina de desbridamento instrumental conservador
Facilitadora: Andrezza Carla Cavalcanti Pires D´Azevedo
Estomaterapeuta pela. Membro fundador/docente da Pós-graduação de Enfermagem em Estomaterapia da Universidade de Pernambuco (UPE). Docente de Pós-graduação de Enfermagem em Estomaterapia e Dermatologia. Consultora de Estomaterapia. Especialista Clínica da Essity. Secretária da seção Sobest Pernambuco - gestão 2018/2020.