NOTÍCIAS

Cultura | 01.12.11 - 08h58

João da Costa inaugura iluminação natalina da Zona Sul e da Avenida Agamenon Magalhães

Parque Dona Lindu terá iluminação com personagens do Baile do Menino Deus. Já a Avenida Agamenon Magalhães recebe revoadas de borboletas e flores

A Prefeitura do Recife este ano fortalece a descentralização da iluminação natalina decorando importantes pontos das zonas Norte e Sul. Depois da inauguração da cenografia da Praça de Casa Forte, o Prefeito João da Costa acenderá, nesta quinta-feira (1º), às 19h, a iluminação do Parque Dona Lindu, na Avenida Boa Viagem, uma novidade este ano. A cerimônia será realizada no pátio do Parque, em frente à Galeria Janete Costa, onde teremos a apresentação do "Boi de Mainha", grupo popular do Ibura. Na mesma noite, serão acesas as luzes dos três jardins de Boa Viagem e da Avenida Agamenon Magalhães.

Projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e já referendado como um dos mais importantes espaços para a cultura e lazer na cidade, o Parque Dona Lindu será ornamentado com elementos do tradicional auto natalino “Baile do Menino Deus”. Personagens da cultura regional adornarão a fachada da Galeria Janete Costa. Adereços com imagens do Jaraguá, do Bumba, do Anjo e da Sagrada Família estarão presentes em tons de azul com iluminação LED branca.

A Avenida Boa Viagem, um dos importantes “cartões-postais” do Recife, será iluminada nos três jardins. Esses pontos ganham pergolados com cascatas em cordões de LED e bolas com revestimento de plástico PET e iluminadas, garantindo um espetáculo de luzes à beira-mar.

Outra área beneficiada pela cenografia natalina é a Avenida Agamenon Magalhães, que corta diversos bairros da cidade, como Paissandu, Derby e Espinheiro. O corredor estará enfeitado com uma revoada de borboletas e flores. Para isso, foram instalados cerca de 500 adereços, entre borboletas de diferentes tamanhos, pétalas e casulos nas cores branca, azul e violeta. Os ornamentos foram distribuídos em árvores e postes de apoio ao longo da avenida.

CIDADE ILUMINADA - A cenografia natalina preparada pela Prefeitura do Recife é baseada em iluminação com alta tecnologia, design moderno e sustentabilidade ambiental. O projeto foi elaborado por um consórcio formado pela empresa internacional Blachere Iluminação e pela pernambucana Lixiki, garantindo ineditismo e personalização para a cenografia do Recife.

Os adereços que enfeitam a cidade são produzidos a partir de resíduos de plástico PET e iluminação LED. A partir do uso de diodos de baixo consumo associados à tecnologia LED, a iluminação será de grande intensidade, mas com uma redução de 80% no consumo de eletricidade em comparação ao sistema convencional de lâmpadas. Devido ao tratamento especial dado ao plástico PET transparente ou colorido com verniz vitral em tons de azul e violeta, a decoração terá uma boa visibilidade não somente à noite, mas também durante o dia.

Os adereços do projeto cenográfico são produzidos com material tipo PET recolhido pelas associações de catadores do Recife, contribuindo assim para a preservação ambiental e a inclusão social. Para a produção de toda cenografia, serão reaproveitadas 70 mil garrafas PET, que gerariam um grande impacto ambiental caso fossem descartadas no meio ambiente, em mais uma prova do compromisso da Prefeitura do Recife em promover um espetáculo de luzes e cores com responsabilidade e zelo com a cidade.