Programa “Telinha na Escola” exibe curtas produzidos por estudantes
Dezoito vídeos foram apresentados no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena
Cerca de 100 estudantes da Rede Municipal de Ensino exibiram, nesta quinta-feira (1º), curtas-metragens produzidos por eles por meio do programa “Telinha na Escola”. A mostra aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. A principal proposta do “Telinha” é estimular os professores a incorporarem o processo de produção de vídeo com celular e utilizar as redes sociais em suas práticas pedagógicas, construindo, junto com seus alunos, uma nova forma de ensinar e aprender.
O programa é uma realização da Prefeitura do Recife em parceria com a ONG Casa da Árvore e a empresa de telefonia Vivo e recebe o apoio de formações oferecidas pelo “Circuito Telinha na Escola”. As oficinas oferecem 20h/a e um conteúdo que engloba o uso das novas mídias como recurso pedagógico. Os alunos estudam técnicas de gravação, manipulação e edição de vídeo e fotografia, utilizando aparelhos celulares, além de características técnicas da imagem e som digital.
Dezoito vídeos foram exibidos ao público. O estudante Douglas Silva, 17 anos, da E. M. Padre Antônio Henrique, localizada no bairro do Derby, foi um dos produtores e atores do processo. “Fui o ator principal do curta ‘O furto’. Adorei participar de tudo; eu não sabia o que acontecia por trás das câmeras e agora eu sei”, conta.
Para a coordenadora do Programa no Recife, Antônia Mendes, a atividade mostra ao estudante que o celular pode ser usado como recurso pedagógico. “O professor pode passar um conteúdo em sala de aula e pedir para os alunos produzirem um vídeo baseado no que foi visto. Os estudantes ficam mais desinibidos, já que muitos participam como atores nos curtas, além de criar expectativas para uma futuraprofissão”, finaliza.
“Circuito Telinha na Escola” – é um projeto pedagógico focado na formação de professores visando a utilização de equipamentos móveis em salas de aulas. A última formação foi realizada no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire em agosto deste ano, com professores de três escolas públicas municipais: São Cristovão (Guabiraba), Padre Antonio Henrique (Derby), e Arraial Novo (Estrada do Arraial), onde o projeto “Telinha na Escola” vem sendo desenvolvido.
O projeto é realizado pela Casa da Árvore, ONG sediada em Palmas, Tocantins. Da formação também participam equipes das Unidades de Tecnologia (UTECs) e Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania (DGTEC), ambas da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife. As aulas foram ministradas pelas instrutoras Lívia Neiva e Leila Dias, vinculadas à ONG.