NOTÍCIAS

Cultura | 01.12.14 - 14h42

Prefeito Geraldo Julio entrega nova sede de escola e torna realidade o sonho de 359 crianças

A nova João Francisco de Souza foi feita com novo padrão de qualidade e acessibilidade, além de ser três vezes maior que a antiga sede. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O desenho de Vitor Costa, 6 anos, se tornou realidade. Aluno do 1º ano, que estudou por um ano em um espaço apertado e com vários problemas de estrutura, coloriu no papel o que ele imaginava ser uma escola de verdade, com bons equipamentos, biblioteca e até sala de tecnologia. Na manhã desta segunda-feira (01), o prefeito Geraldo Julio inaugurou a nova sede da Escola Municipal João Francisco de Souza - a primeira entregue por essa gestão -, localizada na UR-07, Várzea, e concretizou o sonho de Victor e de outras 358 crianças que agora têm um espaço adequado para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Uma luta de mais de dez anos dos moradores da região. 

Assim que chegou ao local, o prefeito Geraldo Julio fez questão de visitar cada instalação da unidade. "É com a educação que a gente constrói um futuro diferente. Hoje estamos inaugurando muito mais do que paredes, mas uma nova vida para essas crianças. Aqui tem sala de informática, biblioteca e recursos especiais para os alunos que têm deficiência. Essa é a qualidade que nós queremos oferecer aos recifenses", cravou. Atualmente, a escola tem 359 alunos de 4 a 16 anos, distribuídos em 16 turmas, do Grupo 4 do Ensino Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

A unidade inaugurada fica na mesma rua da antiga, mas foi construída com padrão de estrutura e acessibilidade, diferentemente da outra sede, que funcionava em uma casa alugada. Para erguer a escola, a PCR investiu, com recursos próprios, R$ 1,5 milhão. A nova João Francisco conta com biblioteca, sala de tecnologia e sala dos professores, que nunca existiram na sede anterior. Existe ainda espaço para secretaria e sala da direção, que funcionavam num terraço da antiga sede, além de uma área adequada para os alunos fazerem as refeições. No total, há oito salas de aula; todas com ar-condicionado. A nova unidade tem 1.332 m² de área construída, enquanto a sede anterior tinha 507 m².

Presente ao ato, o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, reforçou o compromisso da Prefeitura com a educação no município. "Só quem viu o local onde essas crianças estudavam sabe a importância do equipamento que estamos inaugurando hoje. É um sonho realizado que garante oportunidade para tantos recifenses. Com certeza, essas crianças terão um futuro melhor", disse depois de afirmar que 188 escolas já foram reformadas e outras seis novas sedes estão em construção. O investimento total nas sete novas escolas, contando com a inaugurada hoje, é de mais de R$ 12 milhões.

Durante a inauguração, a mãe de Vitor Costa, Ana Paula Nascimento, 24 anos, foi correndo agradecer pessoalmente ao prefeito pela unidade de ensino. "A escola está linda. Eu até pensei em colocar meu filho para estudar em outro local, mas quando cheguei aqui percebi que o nível é totalmente diferente. Aqui a gente sente cuidado, carinho. Estou encantada", comemorou a dona de casa.

OUTRAS OBRAS - Seis escolas estão com novas sedes em construção. Em 2015, serão inauguradas as novas sedes das Escolas Municipais Jardim Monte Verde, na Cohab/Ibura, Lutadores do Bem, em Santo Amaro, Córrego do Euclides, no Alto José Bonifácio, Manoel Torres, em Boa Viagem, Santo Amaro e José Lourenço de Lima, no Alto Bela Vista (Ibura). Nessa gestão, já foram entregues, além da Escola João Francisco, sete novas creches-escolas e outras seis estão em construção.