NOTÍCIAS

Cultura | 01.12.14 - 16h40

Última semana para reserva de vagas nas escolas e creches municipais

Pais e responsáveis devem garantir vaga do aluno pelo site até o próximo dia 5. Mais de 9 mil estudantes já fizeram a reserva da matrícula

Esta semana é a última para reserva de vagas nas escolas, creches e creches-escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife. Até esta segunda-feira (1º), 9.088 estudantes novatos garantiram a reserva no site da matrícula online: www.recife.pe.gov.br/matriculaonline, que pode ser acessado por computador, tablet ou celular. O prazo se encerra no dia 5 de dezembro. Das 22.468 vagas inicialmente disponibilizadas, restam 13.380 para turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Ao confirmar a escola escolhida no site, a vaga já fica reservada, mas o responsável pelo aluno cadastrado no sistema online de matrícula deverá comparecer à escola selecionada para confirmação da matrícula, entre os dias 9 e 17 de dezembro.

No site, o estudante ou responsável deve informar a série que pretende cursar. A partir daí, o sistema mostrará as opções de escolas mais próximas que dispõem de vagas. Também existe a possibilidade de filtrar as opções para que sejam mostradas apenas as unidades em um determinado bairro. Para saber qual a unidade de ensino mais próxima, é possível consultar o mapa disponível no site da matrícula. "É muito importante que o aluno ou responsável tente acessar o site o quanto antes para garantir a vaga na escola da sua preferência. Quanto mais deixarem para fazer a reserva no fim do período, menos opções estarão disponíveis", alerta o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira.

Quando o processo for concluído, o aluno deve imprimir o comprovante de reserva de matrícula para levar à escola. Quem não tiver impressora pode salvar o número de protocolo, gerado ao final do processo de reserva, para ter acesso ao comprovante em outro momento. Depois, o estudante ou responsável poderá clicar na aba “consultar estudante”, digitar o número do protocolo e imprimir ou apresentar esta numeração na escola no período de confirmação de matrícula.

Entre os dias 9 e 17 de dezembro, o aluno ou responsável precisará ir na escola para de fato confirmar a matrícula. É necessário apresentar comprovante da reserva de matrícula online, original e cópia da certidão de nascimento ou RG, carteira de vacinação, cópia do cartão do SUS, cópia do comprovante de residência, documento de transferência da escola de origem e duas fotos 3x4 recentes.

O secretário de Educação do Recife ressalta que os estudantes e responsáveis não precisam madrugar nas escolas para garantir a vaga. "Se a pessoa fez a reserva com sucesso no site é porque a vaga existe; ninguém vai tirá-la do aluno. O estudante só perde a vaga se a matrícula não for confirmada presencialmente no período determinado. Na internet, só é feita a reserva da matrícula. A vaga só é garantida depois da apresentação dos documentos na escola. Quem não fizer isso perde a vaga", esclareceu Jorge Vieira.

Quem tiver dificuldade de acesso a computador ou internet pode procurar uma das 36 escolas municipais de Ensino Fundamental II ou uma das 18 Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs). Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife e também podem ser consultados pelo 0800.200.6565. Quem tiver dúvidas pode ligar das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, durante todo o período de matrículas. São oito funcionários durante o dia e dois à noite. Nos sábados, o horário de atendimento se encerrará às 14h. Outra opção é enviar e-mail para matriculaonline@recife.pe.gov.br .

Dos cerca de 90 mil estudantes que atualmente estudam na Rede Municipal de Ensino do Recife, 68.831 alunos tiveram a matrícula renovada automaticamente em outubro, portanto não precisam acessar o site. A previsão é de que a rede tenha um total de 91.299 alunos no ano letivo de 2015, distribuídos em 306 unidades de ensino (21 creches-escolas, 53 creches e 232 escolas). Em 2014, foram oferecidas 21.381 vagas para alunos novatos. Este ano foram 1.087 vagas a mais.