Prefeito destaca empenho municipal para o combate do Aedes aegypti
Todos os municípios do estado de Pernambuco se unem para o combate contra o mosquito transmissor da dengue e cikungunya e zika, esse último confirmado pelo Ministério da Saúde como relacionado à Microcefalia. Na tarde desta segunda-feira (30), o prefeito Geraldo Julio se reuniu, a convite do governador Paulo Câmara, com os prefeitos das cidades pernambucanas, em Gravatá, para o lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento das Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti.
No encontro, também estiveram presentes o ministro da Saúde, Marcelo Castro, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o Secretário Nacional da Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior, para discutir as medidas a serem aplicadas no estado. O secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, representou o Conselho Nacional de secretários municipais de Saúde (Conasems).
"A responsabilidade do povo brasileiro aumentou muito, porque a gente convive desde 1981 com a dengue, de uma maneira que a gente não está vencendo o jogo. A dengue não é uma gripe, e não estamos sendo efetivos nesse combate. O perigo trazido por este mosquito já tomou novas faces e escalas bem maiores. Está na hora de unirmos forças, todos os brasileiros, para fazer este combate de uma nova maneira. Essa é uma luta pela vida e a responsabilidade de todos nós aumentou. Vamos tomar atitudes rápidas", declarou o prefeito Geraldo Julio.
Tendo em vista a epidemia de dengue e o aumento dos casos das doenças transmitidas pelo mosquitoAedes aegypti, na cidade e no estado, o prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara decretaram Situação de Emergência no Recife e em Pernambuco. Os decretos, que foram assinados ainda no domingo, serão publicados no Diário Oficial do Estado e do Município nesta terça-feira (1º).
LEIA TAMBÉM:
Mutirão na Cohab marca início do reforço no combate contra o Aedes aegypti
Prefeitura do Recife e Governo do Estado decretam emergência
O decreto municipal oficializou a força-tarefa de enfrentamento ao mosquito, numa atitude de intensificação deste combate, à exemplo de um grande mutirão, comandado pelo prefeito Geraldo Julio, que contou com a presença dos vários profissionais da Prefeitura do Recife. Na ocasião, os secretários municipais se uniram aos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) da Secretaria de Saúde do Recife, profissionais da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e Defesa Civil do município, visitaram várias casas no bairro da COHAB, orientando os moradores e realizando tratamento de possíveis criadouros, num esforço conjunto.
"Está na hora de unirmos forças, todos os brasileiros, para fazer este combate de uma nova maneira. Essa é uma luta pela vida e a responsabilidade de todos nós aumentou. Vamos tomar atitudes rápidas"
Sobre os esforços da gestão municipal para o combate ao mosquito, o prefeito detalhou:" Semana passada estive com o ministro da Saúde, apresentei um plano de enfrentamento, e fiz o pedido de recurso financeiro de R$29 milhões de reais, para podermos investir nas ações que já são feitas na rua pela nossa prefeitura. Nós precisamos intensificar todas as medidas preventivas a todas as doenças ligadas ao mosquitoAedes aegypti", afirmou o gestor, que explicou ainda que Durante esse período, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou o trabalho dos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (ASACES) Em diversas localidades do município, com plantões nos fins de semanas, contando também com a ajuda do Exército, que disponibilizou soldados para acompanhar os agentes.
"Não são números que nos movem, são vidas, são dramas humanos. O zika vírus é hoje o inimigo número um da saúde pública brasileira. Vínhamos combatendo a dengue, mas como disse o prefeito Geraldo Julio, não estávamos lutando para vencer a guerra. Agora, essa batalha não podemos perder. Mas essa batalha, só venceremos se a sociedade se sensibilizar, se mobilizar, e participar dessa luta conosco. Esta campanha é feita por todos nós", declarou o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
PLANO ESTADUAL - No evento desta tarde, o governador Paulo Câmara anunciou o Plano Estadual de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti. Um investimento de R$ 25 milhões que o Governo do Estado vai fazer em quatro eixos: vigilância dos casos e controle do vetor; assistência ao paciente; comunicação social, para ampla divulgação sobre as doenças; e gestão integrada do plano, para monitoramento de todas as ações estaduais e municipais.