Hospital da Mulher participa dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher
A unidade de saúde participa da campanha com serviços para o público feminino com mobilidade reduzida e LBT
O Hospital da Mulher do Recife, no Curado, adere à campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher com ações de saúde específicas para o público feminino com mobilidade reduzida e também para a população LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais transgenitalizadas) nas próximas terça (6) e quarta-feira (7). As atividades fazem parte da mobilização mundial iniciada a cada dia 25 de novembro.
No primeiro dia da campanha no hospital, na semana passada, foi realizada uma ação de divulgação do Centro de Atenção à Saúde da Mulher – Sony Santos, que funciona na unidade. “Agora, vamos focar num público feminino específico, que são as mulheres com dificuldade de mobilidade e as LBT”, informa a diretora geral do HMR, Isabela Coutinho. As ações acontecem em paralelo ao atendimento normal do hospital. Os eventos serão realizados em parceira com as Secretarias Municipais de Saúde e da Mulher. Na terça (6), cerca de 40 mulheres, entre cadeirantes e suas atendentes pessoais (anteriormente chamadas de cuidadoras), farão exames de ultrassonografia, citologia, além de consulta médica, dependendo da necessidade de cada uma.
Na quarta (7), haverá mutirão de consultas no ambulatório LBT. Neste dia, o atendimento será por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de marcação prévia. É importante lembrar que todas as atividades são voltadas exclusivamente para munícipes do Recife. Nos dois dias, o horário do evento será das 8h às 17h. Caso o número de usuárias ultrapasse a capacidade, o atendimento será remarcado para outra data.
Em paralelo a esses eventos, e também como parte da campanha dos 16 Dias de Ativismo, o Hospital da Mulher continua com o trabalho de divulgação do Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos, junto às usuárias do hospital. Diariamente, uma equipe do Centro realiza salas de espera (palestras feitas nos locais em quem as pacientes aguardam consultas e/ou exames) e distribuição de panfletos. O objetivo é dar conhecimento do centro às usuárias da unidade, com a intenção de que elas também sejam multiplicadoras dessa informação em suas comunidades.
Unidade da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher do Recife está sob gestão do Hospital de Câncer de Pernambuco.
Ambulatório LBT – É um dos serviços especializados do Hospital da Mulher do Recife. Foi criado com o objetivo de promover a saúde integral dessa população, com uma abordagem humanizada e respeitosa. Funciona desde a inauguração do HMR, de segunda à sexta-feira, no período da manhã e da tarde, para todas as especialidades médicas oferecidas pela unidade. Porém, a primeira consulta começa sempre pela Ginecologia, com atendimento nas segundas e quartas-feiras. O acesso aos serviços para a população LBT segue o fluxo de marcação do município, com o primeiro atendimento na Atenção Básica.
16 Dias – A campanha dos 16 dias de Ativismo visa chamar atenção da sociedade e mobilizar as pessoas, mostrando que pequenas ações do cotidiano podem levar a grandes violências. A mobilização mundial vai até o dia 10 de dezembro. Praticada anualmente desde 1991; no Brasil, a ação chegou em 2003.