NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 01.12.17 - 09h32

No REC’n’Play, Geraldo firma parceria para transformar o Bairro do Recife num Parque de Soluções Sustentáveis

Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado pretende tornar o bairro em um território de inovação sustentável e baixa emissão de carbono

 

O Bairro do Recife vai se transformar em um território-piloto de soluções sustentáveis e inteligentes. O prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara firmaram, nesta quinta-feira (30), uma parceria para implantação do Parque de Soluções Sustentáveis no Bairro do Recife, que pretende fomentar a economia inclusiva, colaborativa e sustentável, incentivando a implantação de soluções inovadoras. O Termo de Compromisso foi assinado durante a Conferência Internacional FutureCity, festival de criatividade, inovação e sustentabilidade realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura do Recife, e inserido na programação do REC´n´Play que teve início hoje. 

"Hoje é um dia importante, dia de agradecermos ao Governo de Pernambuco por mais essa parceria. A gente sabe que nessa área de sustentabilidade e de inovação as administrações municipais é que tem mais oportunidades de colaborar, porque é com elas que estão os resíduos sólidos, a mobilidade e as maiores atividades que emitem os gases do efeito estufa, então nós é que temos esse papel. Hoje estou muito feliz e só tenho a agradecer a essa parceria, que vai possibilitar que a gente promova tanta transformação na nossa cidade”, destacou o prefeito Geraldo Julio.

A iniciativa vai incentivar empresas, ONGs, instituições de pesquisa, órgãos públicos e entidades nacionais e internacionais a implantar soluções inovadoras (tecnologias, metodologias e práticas sustentáveis) no bairro. A ideia do projeto é que, a medida que se reduz os impactos ambientais, se criam medidas adaptativas às mudanças climáticas, o que faz também melhorar indicadores socioeconômicos, além de promover a educação e a qualificação profissional para práticas sustentáveis. O intuito é cultivar uma cultura de colaboração para a sustentabilidade social, econômica e ambiental.

O governador Paulo Câmara pontuou a importância e alcance da iniciativa. “Queremos fazer experiências e levar práticas exitosas e consolidadas de sustentabilidade, que podem avançar cada vez mais, para vários lugares do estado. Isso também vai ser trabalhado integralmente com a capital do Recife, que é uma cidade que busca aprimorar sempre a economia do conhecimento, transformações sociais e a garantia de boas práticas ambientais. Essa é uma pauta do futuro, a pauta da preservação, do novo conceito mundial dentro da globalização, e Pernambuco não poderia ficar de fora”, afirmou. 

Com a Parque de Soluções Sustentáveis, o desenvolvimento sustentável do Bairro do Recife será estimulado por meio de modelos inovadores de negócios, atraindo investimentos da nova economia de redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Serão elaborados inventário e plano baixo carbono e de redução das emissões GEE para o bairro do Recife. Uma Comissão Executiva, formada por secretarias e órgãos do Estado e Prefeitura, vai coordenar o recebimento, avaliação e aprovação de propostas de novas tecnologias, práticas e soluções sustentáveis no Bairro do Recife no âmbito do Parque de Soluções Sustentáveis.

“Estamos pegando o bairro mais emblemático da cidade, esta ilha do Bairro do Recife, e estabelecendo aqui um modelo de território sustentável que queremos para o resto da cidade. Novas soluções, tecnologia e inovação é o que queremos para o Recife”, declarou o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach.