Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 01.12.22 - 13h40

Caminhada cultural, esculturas em ferro, teatros e outras curiosidades no Olha! Recife

img_alt

Interessados podem se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, nesta sexta-feira. (Foto: Sandokan X avier/Secretaria de Turismo e Lazer do Recife)


O novo ciclo de roteiros do Olha! Recife oferece passeios a pé e de bicicleta por diversos atrativos da cidade. Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o projeto de sensibilização turística é uma iniciativa que promove a divulgação da cidade para os recifenses e também para os turistas que estão de passagem pela cidade. Os passeios são guiados e gratuitos, com roteiros diferenciados a cada semana. Ao todo, são mais de 300 opções realizadas ao longo do ano.

As inscrições para participar abrem sempre às sextas-feiras, pelo site www.olharecife.com. No passeio deste sábado (3), saindo às 9h, da Praça do Arsenal, o tema será Esculturas em Ferro. Este roteiro é dedicado aos monumentos e esculturas em ferro que estão espalhados pelo centro do Recife. Dentre os pontos visitados estão: a Praça da República, com seu conjunto de estátuas greco-romanas e o monumento à abolição, na Praça Joaquim Nabuco, além das esfinges do Parque 13 de Maio e Ninfas.

Ainda no sábado (3), também às 9h, tem o tour de bike com o tema Circuito dos Teatros. O passeio será dedicado aos teatros do Recife, contando histórias e curiosidades dos teatros, passará pelos principais Teatros do Recife, entre eles o Teatro Apolo; Teatro Hermilo Borba Filho; Teatro Arraial; Teatro do Parque; Teatro Valdemar de Oliveira.

Outra opção de passeio a pé será no domingo (4), com o tema Caminhada Poço da Panela. O tour sai da Praça de Casa Forte, às 9h, e é um convite para caminhar por este tradicional bairro bucólico da zona norte do Recife, com vista para seus principais atrativos, dentre eles seu conjunto de casarios neoclássicos, esculturas, belas ruas arborizadas, Jardim Secreto, a casa onde viveu Ariano Suassuna e a Igreja de Nossa Senhora da Saúde.

Também tem tour de bike com o tema Recife das Sete Artes. O tour inédito é uma homenagem às artes que embelezam a cidade do Recife, levando os participantes do projeto Olha! Recife para conhecer monumentos e atrativos turísticos voltados para cada uma das sete artes: arquitetura, escultura, pintura, música, dança, literatura e cinema, e tem em sua rota o Marco Zero, a rua dos A.M.O.R.E.S, e a rua da Aurora.

Na quarta (7), às 14h, haverá o Olha Recife a pé com tema: Recife Árabe. Pouca gente sabe, mas Recife também teve referência dos árabes, que influenciaram no uso de azulejos na construção civil, e nas palavras “Recife”, “Alcaparras”, “Azar” e “Garrafa”. O tradicional costume de pechinchar nos grandes mercados públicos e o uso de cúpulas também são alguns exemplos. O Olha! Recife levará os participantes na próxima quarta para entrar em alguns lugares conhecidos só que com um novo olhar. O roteiro vai passar pela Basílica do Carmo, a Estátua do Mascate, Camboa do Carmo (becos), Ponte da Boa Vista - onde será possível observar cúpula da Casa da Cultura - Rua da Imperatriz e o Centro Islâmico na Rua da Glória.

RECIFE WALKING TOUR (CAMINHADA CULTURAL) - Fortalecendo o Centro do Recife enquanto destino turístico e também incentivando a disseminação sobre a cultura e história da cidade, o Olha! Recife realiza, todas as sextas-feiras, passeio com o tema Caminhada Cultural. A saída será às 9h30, da Praça do Arsenal. De lá o grupo irá passar por locais como Marco Zero, Torre Malakoff, Rua da Moeda, Ponte Maurício de Nassau, Pátio de São Pedro, entre outros.

 

RESUMO:

Olha Recife a pé  - Esculturas em ferro

03/12 saída às 09:00 da Praça do Arsenal

Inscrições 02/12 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

 

Olha Recife de bike  - Circuito dos Teatros

03/12 saída às 09:00 da Praça do Arsenal

Inscrições 02/12 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

 

Olha Recife a pé - Caminhada Poço da Panela

04/12 saída às 09:00 da Praça de Casa Forte (próximo a parada de ônibus)

Inscrições 02/12 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

 

Olha Recife de bike - Recife das Sete Artes

04/12 saída às 09:00 da Praça do Arsenal

Inscrições 02/12 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

 

Olha Recife a pé - Recife árabe

07/12 saída às 14:00 da Praça do Arsenal 

Inscrições 02/12 a partir das 09h no www.olharecife.com.br

 

Recife Walking Tour - Roteiro a pé

09/12 saída às 09:30 da Praça do Arsenal

Inscrições 02/12 a partir das 09h no www.olharecife.com.br