Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 01.12.23 - 16h18

Atende Gestante completa seis meses com mais de 6.674 atendimentos

img_alt

Números confirmam a relevância do serviço para gestantes do Recife, com 89,1% das interações concluídas de modo remoto, sem a necessidade de se deslocar para um atendimento presencial (Foto: Hugo Aquino/SESAU)

Em seis meses desde o lançamento do programa Atende Gestante, a Prefeitura do Recife comemora feitos significativos na promoção da saúde materno-infantil. Com mais de 6.674 interações registradas com a assistente virtual SUSi, e 2.860 atendimentos realizados pela equipe de teleatendentes da recepção digital, o programa demonstrou um impacto positivo na vida das gestantes e puérperas da capital pernambucana.

Foram 789 teleconsultas, através das quais enfermeiras e médicas obstetras proporcionaram uma atenção especial ao público. Essa abordagem inovadora permitiu que casos como dor pélvica, corrimento vaginal, síndrome gripal, sangramento, pressão alta, cefaleia, falta de ar, queixas urinárias, trabalho de parto em diversas fases, e alterações dos movimentos fetais fossem tratados de forma eficaz a distância.

"O Atende Gestante confirma que o atendimento humanizado às mulheres pode ser ampliado por meio da telessaúde. É comum gestantes que vão com frequência à maternidade e precisam voltar para suas casas, pois não chegou a hora de parir. Hoje, a recifense gestante que está em dúvida se deve ir ou não à maternidade, pode fazer uma teleconsulta com uma obstetra sem sair de casa, e ir para o hospital apenas na hora de ter seu bebê, em trabalho de parto ativo, com mais segurança", destaca  o gerente geral de Saúde Digital do Recife, Gustavo Godoy.

Os números revelam a relevância do serviço de teleassistência, pois apenas 10,9% dos atendimentos realizados pela equipe resultaram em encaminhamentos para atendimentos presenciais. Esse dado destaca a eficiência do Atende Gestante em discernir casos que exigem atenção imediata, otimizando assim o funcionamento da rede municipal de saúde.
 
A iniciativa, inserida no programa Recife Cuida, que investe R$ 400 milhões na rede de saúde, foi lançada com o propósito de ampliar o acesso à saúde das gestantes e puérperas, proporcionando esclarecimento de dúvidas e apoio aos profissionais de saúde por meio da telessaúde. Funcionando de domingo a domingo, o programa é acessível pelo ConectaZap, no número 81 9117-1407 no Whatsapp, no site https://conecta.recife.pe.gov.br/ ou aplicativo do Conecta Recife.

Atende Gestante - Baseada na bem-sucedida experiência do Atende em Casa durante a Pandemia, o Atende Gestante surgiu para atender as necessidades específicas das gestantes e puérperas. O desenvolvimento da ferramenta teve início em 2021, com base na Linha de Cuidado da Saúde da Mulher do município. O serviço passou por um projeto-piloto nos Distritos Sanitários 2 e 3 entre 2022 e 2023. O programa oferece três níveis de atendimento, com destaque para a assistente virtual SUSi, a recepção digital e a teleconsulta. A disponibilidade 24 horas por dia para orientações e dúvidas frequentes, aliada ao atendimento humano das 7h às 19h, reflete o compromisso do programa em oferecer suporte abrangente às gestantes e puérperas recifenses.