Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 01.12.23 - 18h41

Banco de Alimentos do Recife arrecada 16 toneladas de insumos em menos de um ano

img_alt

Apenas no mês de novembro, o Banco de Alimentos recebeu mais de 7 toneladas de doações durante o 22o Festival do Teatro Nacional e o BSCross Championship. (Foto: Cortesia)
 
Em menos de um ano de funcionamento, o Banco de Alimentos do Recife arrecadou cerca de 16 toneladas de doações desde a inauguração, em abril de 2023. Tal conquista reforça o compromisso da Prefeitura do Recife em engajar a sociedade civil para contribuir com a segurança alimentar e nutricional da população mais vulnerável. Durante o mês de novembro, a cidade recebeu dois eventos que cobraram do participante o ingresso solidário referente a, pelo menos, um quilo de alimento não perecível: o 22° Festival do Teatro Nacional e o BSCross Championship. Juntos, os eventos arrecadaram o marco significativo de mais de 7 toneladas de alimentos, que foram repassados ao Banco.

De acordo com Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, 31 instituições já foram beneficiadas através do Banco de Alimentos.  "O Banco se tornou um símbolo do comprometimento coletivo com a solidariedade e a segurança alimentar em nossa cidade. O papel do equipamento é atuar como uma ponte crucial entre o excedente da indústria alimentícia e as mesas daqueles que mais precisam. Esta iniciativa não apenas evita o desperdício de alimentos, mas também alimenta esperanças e nutre a dignidade de muitas famílias em situação de vulnerabilidade. É muito gratificante testemunhar a arrecadação de quase 16 toneladas em menos de um ano de funcionamento. Essa conquista é fruto do apoio de todos os cidadãos que, por meio da entrada solidária nos eventos, mostraram seu compromisso com a construção de uma cidade mais justa e solidária", reforça a secretária.

O Banco de Alimentos cumpre o objetivo de arrecadar insumos da rede alimentícia, alguns desses que seriam descartados por possuírem baixo ou nenhum valor comercial, além de receber produtos da agricultura familiar e centralizar as doações de alimentos não-perecíveis. Em seguida, o equipamento repassa as doações para instituições da rede socioassistencial vinculadas aos conselhos municipais de Assistência Social ou de Segurança Alimentar e Nutricional.

No espaço, a equipe técnica da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife analisa a qualidade dos produtos e os entregam às entidades que, por sua vez, são responsáveis por distribuir os insumos diretamente à população, seja por meio de refeições prontas ou repasse direto dos insumos às famílias em vulnerabilidade. Podem ser doados ao Banco de Alimentos insumos como frutas, verduras, hortaliças, itens de cesta básica, carnes congeladas, polpas de frutas, garrafas de água e outros.

O Banco de Alimentos funciona no Compaz Dom Helder Câmara, no bairro Ilha Joana Bezerra, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Entidades ou pessoas físicas interessadas em fazer doações podem entrar em contato por meio do (81) 3355-8167 ou bancodealimentosrecife@gmail.com.