NOTÍCIAS

| 02.01.12 - 17h54

Prefeitura do Recife começa o ano cuidando da Saúde da Mulher

[caption id="attachment_12549" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Carlos Oliveira"][/caption]

Mobilização na USF Cafesópolis, na Imbiribeira, ofereceu mamografias e exames de prevenção gratuitos

Por Ailson Lima

Para dar continuidade ao trabalho desenvolvido durante todo o ano, a Secretaria de Saúde do Recife promoveu na manhã e tarde desta segunda-feira (02) uma grande mobilização com foco em saúde da mulher na USF Cafesópolis, na Imbiribeira. A participação foi intensa. Muitas das usuárias atendidas trouxeram amigas e parentes. Elas tiveram acesso a exames preventivos e mamografias, entre outros.

“Algumas mulheres se acomodam e não buscam fazer exames mais complexos, como a mamografia, que, na rede municipal, é disponibilizada por meio de clínicas terceirizadas ou junto a unidades estaduais. Então criamos um dia especial para darmos toda a assistência nessa área. Nossa expectativa é que, até o fim do dia, mais de 100 procedimentos tenham sido realizados”, antecipou Danielle Rodrigues, diretora do Distrito Sanitário VI, que abrange os bairros da Zona Sul da Cidade.

A iniciativa foi de grande ajuda para a dona de casa Glauce Ney, 54 anos, estimulada a se envolver na atividade pela agente comunitária de saúde da unidade. “Ela pegou bastante no meu pé. Eu não tinha coragem e nunca tinha feito exames por não ser incentivada e por medo do resultado”, explicou.

A paciente Joelma Rodrigues, 37, já teve caso de câncer de mama na família. “Minha tia detectou um nódulo durante os exames de prevenção que sempre fazia. Por sorte, foi descoberto no início e o médico falou que há 90% de chances de cura”, revelou a dona de casa que, assim como a tia, resolveu se precaver e cuidar da saúde desde cedo.

Os profissionais alertam que os exames devem ser feitos uma vez por ano. Se houver algum fator de risco, como casos positivos na família, a frequência deve ser intensificada. “Quem tem HPV deve ir ao médico a cada três meses até que três resultados consecutivos dos exames específicos dêem negativo”, disse o enfermeiro João de Andrade, responsável pelas consultas de prevenção na USF Cafesópolis.

O enfermeiro contou que muitas mulheres deixam de comparecer às consultas por vergonha ou por acharem os procedimentos desconfortáveis. “Elas devem deixar isso de lado. A saúde é sempre mais importante e as equipes estão preparadas para atendê-las da melhor forma possível”, afirmou.

O evento contou com o apoio do Grupo de Assistência à Saúde da Mulher Amigos do Peito. “A parceria com a Prefeitura do Recife foi importante, pois firmamos um compromisso com a população. A articulação junto aos postos facilita o nosso trabalho”, concluiu a técnica responsável pelas mamografias, Renata Medeiros.

Destaque - O exame de diagnóstico por imagem das mamas foi oferecido em um consultório móvel, instalado em um ônibus adaptado. O veículo pertence a uma empresa conveniada com a Prefeitura do Recife. Os resultados deverão sair em oito dias úteis. Caso algum problema seja diagnosticado na análise, a paciente será encaminhada para receber acompanhamento.

No evento desta segunda-feira, a população ainda teve acesso a consultas ginecológicas e testagem para HIV, bem como material educativo e preservativos. Durante a ação, também ocorreram palestras de assuntos como educação sexual para adolescentes, saúde da mulher, doenças sexualmente transmissíveis etc. Elas foram ministradas por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), entre outros especialistas da rede municipal.

As ações com foco em saúde da mulher na Zona Sul da Cidade continuam no mês de janeiro. Outras mobilizações ocorrerão no dia 06, contemplando as moradoras do Ibura atendidas no posto Cidade Operária. No dia 09, é a vez das usuárias da USF UR-1. Finalizando o ciclo de atividades, no dia 19 de janeiro, participarão do processo mulheres cadastradas na unidade Severino Dias (Três Carneiros Baixo / Zumbi do Pacheco).