NOTÍCIAS

Cultura | 02.01.14 - 15h14

Academia Recife em funcionamento

[caption id="attachment_42303" align="aligncenter" width="680"] A primeira Academia Recife está na Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, e proporciona atividades de musculação, alongamento e ginástica localizada. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Proporcionando mais qualidade de vida para a população, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, iniciou nesta quinta-feira (2) o funcionamento da Academia Recife. Localizada na Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, essa academia possui um novo conceito, sendo gratuita, com aparelhos em aço inoxidável e ao ar livre. Professores de educação física realizam o acompanhamento necessário para os usuários, que terão à disposição equipamentos de musculação e espaço para alongamento e ginástica localizada. Outras doze Academias Recifes serão entregues pela Prefeitura nos próximos meses.

Para o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, a inovação traz mais qualidade de vida para a população. “Nossa ideia é levar mais lazer e também proporcionar outras formas de atividade física para que a população cuide melhor da saúde. A ação começa na Lagoa do Araçá, mas em breve entregaremos outras academias no mesmo padrão”. Os próximos locais a receber a Academia Recife serão os bairros de Santana, Ibura e Santo Amaro.

Os 26 equipamentos da Academia Recife são resistentes ao sol e à chuva, sendo 100% de aço inoxidável. O funcionamento do local é das 6h30 às 10h30 e das 17h às 21h, de segunda à sexta. Aos sábados, das 7h às 11h. A capacidade por turma de 30 minutos é de 40 alunos na musculação e 20 na área de alongamento e ginástica. “A atividade física traz bem-estar, fazendo com que as pessoas se sintam mais saudáveis e dispostas”, comentou o professor de educação física e instrutor na Academia Recife, Diogo Andrade.

Já são mais de 600 pessoas inscritas para participar da Academia Recife da Lagoa do Araçá. Uma delas é a estudante Sara Assunção, de 17 anos. “Eu preciso ganhar massa muscular e vi aqui a oportunidade de fazer isso. Moro bem perto da Lagoa e fica muito mais fácil para mim, sem contar na economia, pois é de graça”. Assim como Sara, qualquer pessoa interessada pode participar. Para se inscrever, é necessário apresentar registro de identidade, cadastro de pessoa física (CPF) e comprovante de residência.

Quando o aluno chegar pela primeira vez, receberá um questionário médico. Se a pessoa for diagnosticada com alguma doença, ou mesmo com alguma pré-enfermidade, será solicitado que ela, primeiro, procure um médico e volte com um atestado de saúde, de aptidão física. Após o preenchimento da ficha médica, o aluno fará sua inscrição e receberá a carteirinha da academia, quando já poderá se exercitar.

PADRÃO – Todas as Academias Recife seguirão o mesmo padrão adotado no equipamento da Lagoa do Araçá: 250 m²; espaço para musculação, alongamento e ginástica localizada e uma equipe composta por: 2 professores, 4 estagiários, 2 secretárias, 2 auxiliares de serviços gerais e segurança, divididos em dois turnos. O horário de funcionamento será de segunda à sexta, das 6h30 às 10h30 e das 17h às 21h e aos sábados das 7h às 11h.