NOTÍCIAS

Cultura | 02.01.14 - 16h06

Ações de mobilidade da PCR tiveram resultado positivo no Réveillon

[caption id="attachment_42310" align="aligncenter" width="680"] O Expresso Réveillon transportou mais de duas mil pessoas. Trinta e dois carros foram autuados e quatro rebocados. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

As ações implantadas pela Prefeitura do Recife no Réveillon 2013 para melhorar a mobilidade das pessoas, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Secon) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), deram resultados positivos para toda a população que se deslocou até a orla de Boa Viagem, polo principal da virada do ano.

O corredor exclusivo para ônibus e táxis com passageiros, localizado na Avenida Conselheiro Aguiar, facilitou a chegada da população à queima de fogos e aos shows que aconteceram na Avenida Boa Viagem. Durante 3,5 quilômetros, os passageiros do transporte público tiveram prioridade e conseguiram chegar ao destino final com mais tranqüilidade.

Além disso, os quatro pontos provisórios de táxis implantados em Boa Viagem e a assinatura do convênio Táxi Metropolitano com os municípios de Camaragibe, São Lourenço, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista aumentou a oferta de táxis durante toda a noite do Réveillon. No Expresso Réveillon, que partiu dos shoppings Recife e RioMar, foram 2.016 usuários transportados com conforto, segurança e praticidade até a festa. Essa iniciativa, que aconteceu pela primeira vez esse ano, é nos mesmos moldes do Expresso da Folia, que funciona no Carnaval, e Expresso Torcida, em dias de jogos da Copa das Confederações.

A fiscalização contou com 80 agentes de trânsito durante a noite. Entre 19h do dia 31 e 5h do dia 1º foram 32 veículos autuados por estarem estacionados de forma irregular e, desses, quatro precisaram ser removidos para o depósito.

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a Companhia inovou ao dar prioridade para o transporte público. “A implantação de pontos de táxis provisórios e do corredor exclusivo na Avenida Conselheiro Aguiar foram ações muito positivas, sobretudo para a mobilidade das pessoas que foram até a orla de Boa Viagem”, comentou. Ela também ressaltou o compromisso dos taxistas, que compareceram em maior número na noite do dia 31 e madrugada do dia 1º para atender aos passageiros.

CONTROLE URBANO - Durante a virada de ano, a Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) também esteve presente no bairro de Boa Viagem para coibir excessos. Na Rua dos Navegantes, os fiscais apreenderam 20 garrafões de água mineral que estavam na calçada, atrapalhando a mobilidade das pessoas. A equipe da Secon também apreendeu 382 placas de propaganda - a maioria de imobiliárias - presas em postes e árvores, o que é proibido por lei.