NOTÍCIAS

| 02.01.14 - 16h29

Prefeitura lança programa Mãe Coruja do Recife

[caption id="attachment_42316" align="aligncenter" width="680"] Lançada pelo prefeito na manhã desta quinta (2), iniciativa já começou a atender em Água Fria, na Policlínica Salomão Kelner. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

O ano de 2014 começou com mais um compromisso do programa de governo do prefeito Geraldo Julio saindo do papel. Lançado pelo gestor na manhã desta quinta-feira (2), em solenidade realizada no auditório do Banco Central, o programa Mãe Coruja Recife já está atendendo mães e crianças na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, primeiro bairro a receber a política pública. Outras nove localidades, que apresentam os maiores índices de mortalidade materna e infantil da cidade, receberão Espaços Mãe Coruja Recife ainda no primeiro trimestre deste ano. A Prefeitura beneficiará, anualmente, mais de 5 mil mães e 5 mil crianças com a iniciativa.

O Mãe Coruja Recife nasceu com o objetivo principal de reduzir a mortalidade materna e infantil no Município. Além de Água Fria, o programa, que passou por todo um processo de diagnóstico e planejamento das ações, será estendido aos bairros de Santo Amaro, Joana Bezerra, Brejo da Guabiraba, Macaxeira, Torrões, San Martin, Coqueiral, Ibura e Cohab. Na prática, cada gestante terá direito a sete consultas de pré-natal e duas ultrassonografias.

Geraldo Julio afirmou que o Mãe Coruja Recife veio para "salvar vidas" e "construir futuro". "Nós temos muitas mães hoje que passam a gravidez inteira levando uma vida muito vulnerável, em condições sociais muito duras. Precisamos prestar esse apoio, com capacitação, atendimento, acolhimento, carinho e proximidade. Queremos ir buscar todas as gestantes que estejam em condições vulneráveis do Recife e cuidar para que elas saiam dessa situação”, destacou.



A ação que será desenvolvida no Recife é baseada na experiência de sucesso do Mãe Coruja Pernambucana, criado em 2007 pelo Governo do Estado. “Este é o cumprimento de mais um compromisso do nosso programa de Governo. Estamos hoje no primeiro dia útil do ano para lançar este programa que nos encanta muito, que tem uma grande importância para as mães e bebês do Recife. No primeiro dia útil do ano passado estávamos lançando outro compromisso importante do nosso programa de governo, que é o Hospital da Mulher”, lembrou Geraldo Julio.

Mulheres gestantes e seus filhos menores de cinco anos, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), fazem parte do público alvo do programa. No ano de 2012, o número de óbitos infantis no universo de nascidos vivos foi de 12,2 para cada 1.000. Já o número de óbitos neonatais (menos de 28 dias de vida) foi de 8,7 e o de óbitos pós-neonatais (de 28 a 365 dias) foi de 3,5 no mesmo ano para cada 1.000.

Nos espaços do Mãe Coruja Recife serão realizados cursos para gestantes, campanhas educativas, além da distribuição do kit Bebê para as mães que comparecerem às sete consultas de pré-natal nas unidades de saúde. As gestantes serão cadastradas e passarão a receber acompanhamento e monitoramento com a proposta de fortalecer as ações de saúde, numa parceria que envolve, além da Secretaria de Saúde, várias cinco pastas do Governo Municipal, órgãos, entre outras instituições públicas e privadas.

“O programa foi desenhado para atender as características do Recife, com um conjunto de ações mais complexas. Inicialmente, vamos trabalhar com áreas prioritárias da cidade, regiões que têm os índices mais vulneráveis nos quesitos mortalidade infantil e materna”, pontuou o secretário municipal de saúde, Jaílson Correia. “O nosso programa vai atuar de forma intersetorial, trabalhando o desenvolvimento social e direitos humanos; trabalhando com a Educação, com a Secretaria da Mulher, de forma integrada para garantir um melhor começo para as crianças do Recife”, acrescentou.

[caption id="attachment_42315" align="aligncenter" width="680"] Mulheres gestantes e seus filhos menores de cinco anos, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), fazem parte do público alvo do programa. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

A solenidade contou ainda com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife para o desenvolvimento do programa. Estão envolvidas no programa municipal as secretarias de Saúde; Governo e Participação Social; Educação; Mulher; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Juventude e Qualificação Profissional; Planejamento e Gestão; e Desenvolvimento e Planejamento Urbano. Em seis anos de atuação do programa estadual, os índices de mortalidade infantil caíram de 25% para 15% em 103 municípios.