5º Encontro do Esporte do Mangue começa a todo o vapor
Evento segue até sábado (03), com diversas atrações. Nesta sexta (02) tem N´Zambi
Por Pedro Oliveira
O Parque Dona Lindu ficou agitado nesta quinta-feira (1º), primeiro dia do 5º Encontro do Esporte do Mangue, que atraiu a juventude de todas as partes da cidade com uma programação de oficinas esportivas, culturais, torneios e shows. O evento, realizado pela Prefeitura do Recife, segue nesta sexta-feira (02) com muitas opções de lazer e ainda shows com dez bandas, entre elas, 3 xícaras, Afros Mangues e N´Zambi.
Construído pela PCR, mas ouvindo a juventude da cidade inteira, como já é regra nesta gestão democrática e participativa, o Encontro do Esporte do Mangue conta com uma estrutura para agradar a todos os segmentos da juventude do Recife. Aproveitando a excelente condição do equipamento cultural da zona sul, o evento foi montado com a cara da juventude. Arenas de break dance, pista de skate na beira-mar, oficinas e ainda os shows no maior palco da cidade fizeram sucesso entre os participantes. “Isso aqui tá demais. Estamos na praia, com uma variedade de atividades e ainda música de qualidade. Tá tudo de bom”, disse o skatista Renato Silva, o “Maluquinho”, que pratica o esporte há 16 anos.
Até chegar ao Dona Lindu, o Encontro do Esporte do Mangue teve etapas preparatórias nas seis RPAs, onde foram realizadas discussões e seletivas. Nesse processo, foram selecionadas bandas locais que compõe a programação de um grande festival musical. “Para a gente, acostumado a tocar em pequenos lugares e até na garagem, tocar numa estrutura dessas é um sonho. Já estávamos satisfeitos de ter tido o espaço na preparatória e participar aqui foi um prazer enorme”, afirmou Cláudio Roberto, o “Araponga”, baixista da banda Joãozinho Podre, uma das atrações do primeiro dia.
Nesta sexta (02), começa a oficina de Dança Urbana, com Nelson Triunfo, pernambucano radicado em São Paulo uma das maiores referências do hip hop no Brasil. Além disso, às 16h, tem início a batalha de break que vai reunir os melhores b.boys e b.girls da cidade, que se classificaram nas seletivas. “O que a Prefeitura está fazendo aqui é muito legal. Já participei de vários campeonatos de dança e essa é a melhor estrutura que já vi aqui no Recife”, elogiou Weudes Carlos, o b.boy “Pouca Perna”.
Na programação também estão uma mostra de grafitti e oficinas de slackline (espécie de corda bamba), capoeira, percussão, dança, artes marciais, estética afro, circo e parkour, além de torneios de futsal, basquete street, skate, BMX, Patins In-line e uma Batalha de Mc´s. No sábado (03), a partir das 14h, acontece uma roda de diálogo entre participantes, o secretário de Juventude, Eduardo Granja, e ainda o rapper Emicida, que também será a atração principal da programação musical no sábado (03).
Projeto – O Esporte do Mangue consiste num grande canal de diálogo da Prefeitura com a juventude da cidade, onde o jovem é encarado como sujeito de direito e não como problema social. O projeto está ainda mais fortalecido após o convênio entre a Prefeitura do Recife e os ministérios do Esporte e da Justiça, que através do PELC/Pronasci possibilitou o crescimento e a qualificação das ações.
Cadastramento – Todos os jovens que participam do Encontro fazem o cadastro para receber um kit de participação de informações sobre tudo que o evento oferece. Para agilizar a inscrição, a Prefeitura do Recife levou um dos ônibus do projeto Juventude Digital, da Secretaria de Direitos Humanos, todo equipado com computadores, onde uma equipe preenche o formulário junto aos jovens.