NOTÍCIAS

| 02.03.12 - 17h03

Bibliotecas municipais terão seus acervos ampliados em 2012

Aprovação em editais da Fundação Biblioteca Nacional garantem sete mil livros novos de várias áreas do conhecimento

Os usuários das Bibliotecas Populares de Afogados e de Casa Amarela já podem comemorar. As bibliotecas administradas pela Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) foram aprovadas por dois editais da Fundação
Biblioteca Nacional (FBN) para atualização e ampliação de seus acervos. Aproximadamente sete mil novos títulos, de várias áreas do conhecimento, serão destinados para as bibliotecas, que atualmente atendem 60 mil pessoas por ano. A previsão de recebimento dos livros é para o inicio do segundo semestre deste ano.

As bibliotecas municipais só puderam participar da concorrência dos editais “Escolha e Aquisição de Livros” e “Seleção de Livros para o Programa de Ampliação e Atualização” por serem inscritas no cadastro do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). A presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, comemora a classificação nos editais. Essa é uma conquista do capital humano da Fundação de Cultura. Nossos técnicos estão de parabéns, pois se trata de um edital bastante concorrido. Quem ganha com isso é a população do Recife, que terá bibliotecas um acervo melhor, com mais títulos à disposição.

A gerente dos Centros de Formação e Pesquisa Cultural da FCCR, a bibliotecária Tereza Marinho, explica as etapas da concorrência. “O processo começou no ano passado, quando foi realizado o Cadastro das nossas bibliotecas municipais, oportunidade para detalharmos um pouco do nosso trabalho (administrativo e técnico), estatísticas de (volume do acervo, público atendido, empréstimos, consultas ao acervo),  ações que realizamos e forma de gestão. Após a validação do cadastro, seguimos todos os pré-requisitos necessários para a aprovação como, por exemplo, montar um Comitê de Avaliação do Acervo”.

De acordo com Tereza, as bibliotecas possuem um acervo diversificado e estão sempre buscando a atualização e qualificação. “Neste momento estamos selecionando na lista da FNB os novos títulos. Quase todas as áreas do conhecimento serão contempladas, com porcentagens diferentes conforme a necessidade do acervo de cada biblioteca. Também serão priorizados os pedidos dos usuários conforme disponibilidade da FBN. Vamos buscar melhorar o acervo de obras de literatura infanto-juvenil e os livros de gramática, geografia, história, direito e informática, muito procurados por estudantes”, afirma.

O diretor de Gestão de Equipamentos Culturais da FCCR, Fábio Cavalcante, ressalta a importância das chamadas públicas lançadas na área da cultura. “Os editais públicos são uma forma de realizar melhorias e novas ações nos equipamentos culturais do Recife. Estamos investindo nisso e o resultado tem sido positivo”.

LIVRO E LEITURA - A Biblioteca de Afogados atualmente dispõe de 16 mil volumes, já a unidade de Casa Amarela conta 14 mil livros, todos acessíveis gratuitamente para a população por meio de pesquisa no local ou empréstimo domiciliar. São obras de literatura brasileira, clássicos da literatura universal, romances, poesia, contos, literatura infanto-juvenil, enciclopédias, dicionários, almanaques, livros didáticos, técnicos e universitários.

As bibliotecas são de grande importância não só para os moradores de onde estão localizadas, mas também para as comunidades do entorno e cidades vizinhas. As instituições têm como missão incentivar o hábito da leitura e promover ações de formação de leitores; resgatar, preservar e difundir o conhecimento e a informação em geral; promover a cultura em todas as formas de linguagem e manifestações artísticas; e formular ações para valorização do livro e dos profissionais que atuam nesta área.

SERVIÇO
Biblioteca Popular de Afogados
- Rua Jacira, s/n, bairro de Afogados.
Telefone: (81) 3355.3122 e (81) 3355.3123
Biblioteca Popular de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes -
Rua Major Afonso Leal, s/n, bairro de Casa Amarela. Telefone: (81) 3355.3130

Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Inscrições: Interessados em se cadastrar devem se dirigir às bibliotecas com documentos originais (RG e comprovante de residência) e 1 foto 3x4