NOTÍCIAS

Cultura | 02.03.12 - 16h20

Secretaria de Assistência Social e Rede de Voluntariado ajustam ações em benefício das vítimas do incêndio na Vila de São Miguel

[caption id="attachment_14008" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Irandi Souza"][/caption]

A Secretaria de Assistência Social promoveu na manhã desta sexta-feira (2) uma reunião com representantes de entidades que compõem a Rede de Voluntariado para ajustar as ações em benefício das vítimas do incêndio que atingiu a Vila de São Miguel, em Afogados, no último domingo (26). Participaram do encontro integrantes do Imip, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Gac, AACD, Instituto do Fígado, Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatite (NAPHE), Instituto Cristina Tavares, Movimento Pró-Criança, Caixa Econômica Federal, além da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) e do Iasc.

O principal objetivo da reunião foi definir estratégias de doações de donativos nas dependências de cada instituição da Rede. “Sempre que há situações como incêndios, catástrofes e tragédias, a rede se reúne. Além de ser uma forma de a sociedade e os voluntários participarem, conseguimos programar melhor as ações de apoio para quem necessita de ajuda”, explicou a secretária de Assistência Social, Niedja Queiroz. “Nesse caso, definimos que cada instituição montará seu próprio posto de donativo”, acrescentou.

Desde a segunda-feira (27), numa ação conjunta, Codecir, Iasc e Secretaria de Habitação estão realizando o levantamento da quantidade de palafitas atingidas pelo incêndio, assim como um perfil mais detalhado das famílias vítimas da tragédia. Até o momento, 98 famílias foram identificadas, totalizando 259 pessoas. São 137 adultos, 102 crianças, 18 adolescentes e dois idosos.  Nos dois últimos dias, o Iasc providenciou a entrega de cestas básicas para todas as famílias que já passaram pelo levantamento.

Ainda nesta sexta-feira (2), uma equipe da SDHSC estará na Vila São Miguel para providenciar novos documentos para as pessoas que os perderam tudo no incêndio. “Essa ação também é fundamental, porque sem os documentos o cidadão é impedido de realizar certas consultas de saúde e de receber benefícios como o Bolsa Família”, destacou a secretária.

Já os estudantes da Escola Municipal Vila São Miguel estão recebendo reforço na alimentação. Além da merenda, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer está oferecendo almoço para quem estuda pela manhã e jantar para quem estuda no turno da tarde. Também estão sendo providenciadas as reposições do kit fardamento e do kit material escolar para os que perderam os itens durante o incêndio.