NOTÍCIAS

| 02.03.14 - 13h32

Serviço de Saúde no Recife tem atendimento considerado dentro das expectativas para o período Carnaval


O atendimento nas unidades de Saúde do Recife, que estão de plantão neste Carnaval e nos postos do SAMU, está sendo considerado normal para o período. O SAMU registrou 390 atendimentos no Galo da Madrugada, com maior incidência de casos de intoxicação por álcool, principalmente entre mulheres. No Posto do Marco Zero foram registrados 73 atendimentos na sexta-feira e sábado , à noite.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, acompanhado da secretária Executiva de Atenção à Saúde, Cláudia Miranda, passou a manhã deste domingo de Carnaval nas Policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela; Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; e na Upinha 24h, localizada também no bairro de Casa Amarela. Correia está monitorando o atendimento prestado à população na capital nas unidades de saúde do Recife, com visitas aos Serviços de Pronto Atendimento (SPA) e centros obstétricos. “É importante observarmos o comportamento da demanda, mesmo que esteja tudo sob controle”, avaliou o secretário.

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), localizado na Av. Visconde de Suassuna, em Santo Amaro, também foi visitado pelo secretário. Lá, equipes estão de plantão 24h para monitorar casos suspeitos de doenças como dengue, sarampo, meningite, Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), e outros agravos de interesse à saúde publica. A secretária Executiva de Vigilância Sanitária, Cristiane Penaforte, informou que nos casos suspeitos de doenças como sarampo, meningite, entre outras, é feita a busca nas unidades de saúde para o chamado bloqueio dos familiares do paciente, ou seja, a vacinação dos moradores da residência.

Os testes rápidos DST/AIDS realizados nos postos montados nos principais polos de animação – Arsenal, Ibura e Pátio do Carmo - também estão sendo registrados pelo Cievs. Até a meia noite deste sábado foram realizados 177 testes, com resultado positivo de 03 casos de HIV, 13 de Sifilis e 01 de Hepatite B. As pessoas que tem o resultado da sorologia positiva recebem aconselhamento e são encaminhadas para o exame de confirmação da doença.

Equipes do Cievs estão com plantão presencial neste domingo das 07h às 23h e de segunda à quarta-feira, de 08h às 17h com plantão de sobreaviso durante todo o período noturno, por meio dos números 3355 1891/3355 3183 ou por meio do número de celular 9488 6375 com funcionamento 24h. Os contatos ainda podem ser feitos por meio dos emails cievs@recife.pe.gov.br ou o noticia@recife.pe.gov.br e ainda pelo twitter @cievsrecife .