NOTÍCIAS

| 02.03.15 - 10h20

PCR prepara professores e instrutores da rede profissionalizante para início do semestre letivo

Profissionais receberam capacitação sobre técnicas pedagógicas e matrizes curriculares dos cursos foram unificadas. (Foto: Lú Streithorst/ PCR)



Para preparar os professores e instrutores da rede profissionalizante para o início do semestre letivo, a Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife realizou, durante o mês de fevereiro, uma capacitação sobre planejamento e práticas de ensino. Cerca de 200 profissionais participaram das atividades e receberam os certificados neste fim de semana, durante o encerramento do primeiro módulo, que aconteceu no auditório da Escola Profissional Dom Bosco, em Casa Amarela.

Durante os encontros, os profissionais foram capacitados em técnicas pedagógicas, motivacionais e de comunicação interpessoal, com o objetivo de melhorar a formação dos alunos da rede profissionalizante. O tema preconceito e o papel do professor também foi abordado durante uma palestra. De acordo com o secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora, capacitações desse tipo deverão ser realizadas semestralmente. “A adesão dos professores e instrutores foi muito boa. Valorizar esses profissionais é importante, pois eles são o centro do processo de aprendizado. Eles saíram daqui se sentindo mais estimulados e valorizados”, afirmou.

Outro resultado importante da capacitação foi a unificação das matrizes curriculares dos cursos. A professora de pintura em tecido Cláudia Mendes, que dá aulas na Escola Profissional de Areias, aproveitou os encontros para interagir com os colegas das outras unidades que oferecem o mesmo curso. “Como não havia um conteúdo único, cada um dava uma aula diferente, o que gerava reclamações de alguns alunos. Agora vamos poder compartilhar nossos conhecimentos e planejar melhor as aulas”, comemora.

Até o final deste semestre, serão realizados mais dois módulos de capacitação. Um deles será sobre oratória e saúde vocal e o outro de formação específica para cada curso. “Os professores sentiam necessidade de uma formação continuada. Além disso, os alunos estão cada vez mais exigentes, pois querem mais qualificação para competir no mercado de trabalho. Com certeza os professores vão começar o semestre se sentindo mais desafiados a dar o melhor de si”, aposta a diretora da Escola Profissional Virgem Poderosa, Rosângela Ribeiro. As aulas da rede começam nesta segunda-feira (2).