NOTÍCIAS

Cultura | 02.04.12 - 17h38

André Campos é escolhido secretário municipal de Turismo do ano

Entrega do troféu do ‘Os Dez Mais do Turismo’ acontece no dia 26 de abril, em Campinas (SP)

O secretário de Turismo do Recife, André Campos, foi eleito o melhor secretário municipal de turismo entre os gestores das cidades brasileiras. O prêmio “Os Dez Mais do Turismo” é realizado pela Revista Brasil Travel News, que anualmente convida jornalistas e autoridades ligadas ao turismo para elegerem os melhores do ano anterior. A cerimônia de premiação acontece no dia 26 de abril, no Royal Palm Plaza, em Campinas (SP).

Entre os homenageados, também figura o nome do secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, que venceu na categoria melhor secretário estadual. Os critérios avaliados pela comissão julgadora são a capacidade de inovação, criatividade, desempenho comercial e sucesso dos empreendimentos e ações implementadas. No dia da premiação os convidados poderão conferir uma palestra de Lee Cockerell, que durante mais de dez anos foi o vice-presidente executivo responsável pelas operações do Walt Disney World Resort.

Projetos – Diversas ações da Secretaria Municipal de Turismo foram levadas em conta pela comissão julgadora do prêmio. Entre eles, o projeto Conheça o Recife, iniciado em maio de 2011 e que já realizou mais de 40 passeios para sensibilização turística dos recifenses. Outra influência positiva foi o Conheça o Recife Pedalando, que também levou informação turística aos adeptos do ciclismo, aliando o turismo à prática esportiva. Já no Conheça Melhor a sua Cidade, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, foram realizados 38 passeios, às terças-feiras, com participação de 1,4 mil idosos. Outro projeto bem sucedido implantado é o Viva o Recife Antigo, que movimenta a Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, com shows variados e programação infantil.

Marketing – Entre as realizações nesse setor, estão a utilização do aplicativo para smartphones do Carnaval do Recife; o LED interativo, com a participação de internautas, com textos e fotos através das redes sociais; o Curta Recife, com a atuação de promotores de turismo equipados com tablets percorrendo os principais pontos e eventos da cidade, além de disseminação de informações nas redes sociais. O happening do aniversário do Recife, em março, que envolveu mais de 300 pessoas e 120 apresentações, com ações de rua para o público final, no Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, houve o lançamento da nova identidade visual da marca Recife te Quer, mais moderna e colorida para estimular novas ações comerciais e de marketing turístico.

Emprego – Consciente da importância de se investir nos serviços que atendem aos turistas, 500 profissionais foram qualificados, entre guardas municipais, garçons, cozinheiros, taxistas, barraqueiros de coco, comerciantes da comunidade do Pilar e catraieiros.

O I Prêmio Recife te Quer, que ocorreu na última quarta-feira (28), no Forte do Brum, Bairro do Recife, deu uma boa amostra do desenvolvimento do Recife quando o assunto é o Turismo. A cerimônia indicou os melhores de 2012 em oito categorias, a partir da votação de júri diversificado. Os destaques foram o Hotel Atlante Plaza (hotel), o Restaurante Leite (restaurante), a Oficina Brennand (atrativo turístico), a Luck Viagens (agência de viagem/receptivo), a Localiza (locadora de veículo), a TAM (companhia aérea), o Boteco Maxime´s (bar/boteco) e o Carnaval do Recife (evento do ano).