Prefeitura e Previdência firmam convênio para combater fraudes previdenciárias
A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas do Recife e o Ministério da Previdência Social firmaram, nesta segunda-feira (02), um convênio que prevê a implantação de um
banco de dados com informações sobre os funcionários municipais ativos e inativos (aposentados e pensionistas). A assinatura aconteceu no gabinete do secretário de Administração, Dácio Rossiter, situado no 10º andar do edifício-sede da Prefeitura.
Assinaram o documento o secretário Dácio Rossiter, o presidente do Reciprev, André Ferreira; o Secretário de Política de Previdência Social, Leonardo Rolim; e o Diretor do Departamento dos Regimes Próprios de Previdência Social, Otoni Guimarães, os dois últimos representando o Ministério da Previdência. “Esse convênio vai propiciar um amplo acesso ao banco de dados do Ministério da Previdência Social, evitando que ocorram fraudes previdenciárias, bem como a realização do censo previdenciário custeado pelo Banco Mundial, que atingirá também os ativos, gerando grande economia para os cofres do município”, disse o secretário Dácio Rossiter.
André Ferreira falou sobre a importância dessa ação, que está sendo desenvolvida em vários municípios do país. “Com esse convênio, que é uma obrigação legal, vamos poder melhorar a busca por dados dos ativos e inativos, entre estes os aposentados e pensionistas, e facilitar os estudos sobre a previdência no município, inibindo as fraudes, e integrando esse grande banco de dados em todo Brasil. Hoje formalizamos isso. O próximo passo é a realização do censo previdenciário, provavelmente em junho deste ano”, adiantou o presidente do Reciprev.
O representante do Ministério da Previdência, Otoni Guimarães, também ressaltou a facilidade que será proporcionada pelo banco de dados. “Vai ser muito importante essa melhoria com o banco de dados dos servidores do Recife. A partir daí, poderemos realizar o cruzamento de dados, a atualização de cadastros, além de melhorar as condições de gestão em âmbito nacional”, falou.