Acolhimento: Secretário Jailson Correia recebe residentes
Nesta quarta-feira (02), durante solenidade para acolhimento dos aprovados no Programa de Residência da Secretaria de Saúde do Recife, - realizada no Centro Paulo Freire, no bairro da Madalena -, o secretário Jailson Correia destacou que não tem dúvidas que a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) passa pela formação profissional dos recursos humanos. “O investimento na saúde, pactuado pelo prefeito Geraldo Julio, dá um passo importante com a qualificação dos profissionais, abrindo residências próprias pela primeira vez na história do Recife”, declarou.
Correia falou para os residentes em Saúde da Mulher com Ênfase em Enfermagem Obstétrica, Medicina de Família e Comunidade, além de Odontologia em Saúde Coletiva, salientando que este último é pioneiro no País. “Hoje é um dia importante para a rede de saúde. A aprovação das residências é catalisadora e de impacto para a melhoria da qualidade do serviço de saúde prestado à população”, destacou, reforçando que nunca se aprovou tantas residências – 39 vagas abertas - em tão pouco tempo.
“Essa política de qualificação profissional se aprimora e se fortalece, contribuindo para a melhoria da qualidade da atenção básica de saúde”, salientou a secretária de Gestão do Trabalho da Secretaria Estadual de Saúde, Cintia Alves, que representou o secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Figueira.
Rosângela Brayner, residente em Odontologia, comemorou a oportunidade. “Me sinto estimulada e acredito que todos estão pensando da mesma forma, nos novos horizontes e campo que se abrem para a atuação na área”, disse.
Apresentação - O secretário Executivo de Gestão do Trabalho e Educação, Fernando Gusmão, apresentou os números da rede de saúde do Recife para os residentes, destacando a atenção básica. “Temos 252 unidades de saúde, sendo 121 de Saúde da Família, cuja cobertura é de 57,6 % da população”, informou. “Temos que ter o espírito de sermos eternos estudantes”, falou Gusmão ao defender a educação permanente dos profissionais. Os programas têm apoio da Escola de Saúde Pública do Estado de Pernambuco (ESPPE) e do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), tendo duração de dois anos.
Além dos secretários executivos da Secretaria de Saúde do Recife, Joanna Freire, Cláudia Miranda e Cristiane Penaforte, os gerentes dos Distritos Sanitários, também estavam presentes na solenidade a supervisora do programa de Odontologia em Saúde Coletiva, Ana Beatriz Vasconcelos e do Programa de Residência Médica de Família e Comunidade, Izabel Brandão.