NOTÍCIAS

Recentro | 02.04.22 - 14h36

Poesia e música de Bione apresentam o coração do Recife em experiência sensorial que promove inclusão para pessoas cegas e com baixa visão

Fenômeno do rap e do slam nacional, poetisa criou canção e poema para a campanha do Recife é Pra Sentir, iniciativa da Prefeitura do Recife que visa ampliar acessibilidade de pessoas com deficiência visual na capital pernambucana

“Recife é pra quem se entrega, pra quem vive de verdade. Na paisagem natural mais bonita do Brasil. Pra todos que chegarem, respeito é fundamental. Abraçamos quem vier, Recife sabe ser plural. Se virar moda, já pode aderir. Que esse bairro é amor por todo canto. Recife é pra sentir”. Esses são alguns dos versos afiados que a cantora e poetisa Bione enverga no videoclipe da música escrita por ela e lançado na noite desta sexta-feira (01.04), nas redes sociais da Prefeitura do Recife. O filme é voltado para a iniciativa “Recife é Pra Sentir”, uma ação inédita que foi iniciada no Marco Zero, com a instalação de um corrimão com poema de Bione traduzido para o Braille, além de uma placa com desenho tátil do horizonte do Parque das Esculturas e um QR code com audiodescrição do entorno.

Para a missão, Bione se inspirou no local enquanto um espaço de contemplação e afetos. “Eu não sou só a poeta que escreveu sobre o bairro do Recife, eu sou cidadã recifense. Eu já andei e ando muito por ali e tentei colocar, tanto na poesia quanto na música, coisas que eu vejo, que eu sinto quando estou por lá. É um lugar que me atravessa, assim como atravessa a maioria dos recifenses que têm acesso àqueles espaços mais centrais. Então eu queria apresentar esse lugar pra quem não enxerga do jeito que eu vejo e fazer todos sentirem também”, vaticina.

Em um segundo vídeo complementar para a campanha, o servidor público e pessoa cega Paulo Fernando da Silva experimenta o equipamento e ressalta a importância da inclusão para pessoas cegas e de baixa visão, que representam mais de 6,5 milhões de brasileiros (IBGE, 2010). “ Isso pra nós garante autonomia. A gente ter aqui o piso direcional, piso de alerta, placas indicativas em braile, isso é acessibilidade. Isso é garantir que todas as pessoas consigam, de forma autônoma, ter acesso aos bens e serviços públicos igualmente a outras pessoas que enxergam, que não têm dificuldade na sua mobilidade, isso é um sentimento de liberdade”, pontua.

O projeto Recife é Pra Sentir Recife é uma iniciativa do Gabinete do Centro do Recife (Recentro). O projeto contou com a colaboração da Gerência da Pessoa com Deficiência, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), que orientou a concepção do novo atrativo de modo a oferecer uma forma de contemplação da paisagem do Marco Zero às pessoas cegas e com baixa visão. O novo equipamento se soma a outras benfeitorias implantadas pela Prefeitura do Recife destinadas a esse público, como o piso direcional no próprio local, de modo a complementar a experiência sensorial na área. A execução da iniciativa foi da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB).

PROGRAMA RECENTRO - Coração econômico, histórico e cultural do Recife, os bairros do centro da cidade convivem com a movimentação do comércio, com a inovação do parque tecnológico e agitada vida cultural, mas também com os desafios construídos ao longo de muitos anos. Para pensar o desenvolvimento dessa área de maneira integrada e explorar toda sua potencialidade, a Prefeitura do Recife lançou, em novembro de 2021, o Programa Recentro. Trata-se de um grande plano de manutenção, de cuidado, desenvolvimento das potencialidades econômicas, arquitetônicas, históricas e culturais de forma integrada dos Bairros do Recife, São José e Santo Antônio e é baseado em quatro eixos de ação: governança, incentivos fiscais, investimentos públicos e privados e cultura e bem-estar.

Desde a instalação, foram realizados mais de 50 momentos de escuta e diálogo com os diversos atores e segmentos que atuam no Centro do Recife. Nesse processo de escuta permanente, mais de 200 contribuições foram recebidas, entre demandas, sugestões e aprendizados destinados ao Plano de Requalificação do Centro do Recife.