NOTÍCIAS

Cultura | 02.05.12 - 16h58

Metrô do Recife recebe a 2ª Mostra do Futebol de Pernambuco

[caption id="attachment_17518" align="alignleft" width="334" caption="A mostra apresenta cenas do futebol pernambucano que fazem parte da história do desporto. Foto: George Antony"][/caption]

Exposição temática e palestras educativas acontecem na Estação Central do Metrô de 7 a 12 de maio

A história do futebol pernambucano é contada durante a 2ª Mostra do Futebol de Pernambuco, que acontece de 7 a 12 de maio, na Estação Central do Metrô (CBTU-Metrorec), local por onde circulam cerca de 40 mil usuários/dia. A ação é realizada com o patrocínio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e da Secretaria Extraordinária da Copa, Governo de Pernambuco e o apoio da CBTU-Metrorec, da Federação de Futebol de Pernambuco e da Associação dos Cronistas Desportivos de Pernambuco.

Na programação, exposição temática e palestras educativas. “A ação é mais um preparativo para o mundial de 2014. Aproveitando a paixão que a modalidade esportiva desperta nos pernambucanos, a ideia é divulgar a importância do esporte na educação e no desenvolvimento de uma sociedade cidadã e economicamente ativa”, afirma o secretário de Turismo do Recife, André Campos. Além disso, há todo um estímulo à conservação do transporte público, visando uma redução nos números de depredação em especial nos dias de jogos. Diariamente, haverá palestra sobre a importância da preservação dos meios de transporte e as mudanças no sistema de transporte para a Copa do Mundo 2014.

Entre as palestras educativas, representantes das Secretarias do Estado, Polícia Militar, Juizado do Torcedor, empresas privadas e principais torcidas dos grandes clubes de Pernambuco. No dia 11 de maio, haverá palestra, das 16h às 18h, com o tema Mobilidade Urbana: Cronograma de obras para a Copa 2014 – Secopa com a participação dos secretários da Copa do Recife, Amir Schvartz, e de Pernambuco, Ricardo Leitão.

O público poderá ainda conferir objetos utilizados desde o início do campeonato pernambucano de futebol como camisas, chuteiras, bolas e outros equipamentos, possibilitando contato com os ídolos do passado e do presente. No estande com a história do futebol pernambucano, serão apresentados fotos e vídeos e haverá um telão interativo. Outros três estandes, representando os três principais times pernambucanos (Náutico, Santa Cruz e Sport), trarão maquetes dos estádios planejados ou em construção, descrevendo histórias e glórias. Os clubes do interior também estarão representados.

Serão abordados os planejamentos dos clubes para os próximos anos e mudanças planejadas por Pernambuco para a Copa 2014. Há ainda uma homenagem ao ex-presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira, falecido em 2011. E mais, uma urna eletrônica receberá os votos dos usuários que poderão eleger o melhor jogador pernambucano na história de todas as Copas e a maior torcida de Pernambuco.