NOTÍCIAS

Cultura | 02.05.12 - 18h15

Procon Recife orienta os consumidores para as compras do Dia das Mães

Com a proximidade do Dia das Mães, as vendas aumentam e o comércio volta a aquecer. Para que as compras não virem depois um pesadelo e venham a comprometer o orçamento, é preciso ter cautela na hora de escolher os produtos. Pensando nisso, o Procon Recife dá algumas orientações aos consumidores que não querem fazer feio nesta data tão especial e uma das mais importantes para o comércio.

De acordo com a diretora do Procon Recife, Cleide Torres, é importante saber que, como é presente, é preciso certificar-se se a loja onde o produto foi comprado tem a política de troca. “O Código não fala sobre a troca, não prevê a troca pura e simples. Mas a prática e o costume têm feito a postura mudar. É imprescindível que haja um entendimento sobre o assunto”, assegurou a diretora. Ainda segundo Torres, depois do Dia das Mães, grande parte das queixas recebidas pelo Procon Recife referentes à data são de troca de mercadoria e produtos com defeitos.

Outras dicas do Procon Recife são pesquisar bastante antes de adquirir o produto, pois a mesma mercadoria pode apresentar diferença de preços e também prestar bastante atenção ao parcelamento da compra. “Lembrar-se de que se tiver de parcelar a compra, fazer em até quatro vezes, para que, assim, a aquisição não comprometa o orçamento”.

Em casos de recebimento de mercadoria em casa, é imprescindível que o cliente abra toda a embalagem do produto para checar seu funcionamento e se não há nenhuma avaria. Caso o produto  apresente algum tipo de problema, a dica é não recebê-lo, não assinar a nota fiscal e devolver. A diretora orienta ainda aqueles filhos que não podem gastar no momento ou estão sem dinheiro. “Se não puder comprar nada para a mãe, usar o simbolismo nesses casos. Se o consumidor já tem dívidas a pagar, só vai aumentar o problema. E nenhuma mãe quer ver o seu filho endividado”, concluiu.