NOTÍCIAS

Cultura | 02.05.13 - 15h46

Ciclofaixa: Campanha educativa começa neste domingo

[caption id="attachment_33861" align="alignleft" width="680"] Prefeitura quer conscientizar a população sobre uso correto do espaço. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, vai começar uma campanha educativa, neste domingo (5), sobre o uso da Ciclofaixa Móvel. A ideia é conscientizar a população em geral sobre a utilização correta do corredor, que funciona aos domingos e feriados, das 7h às 16h. “Cada vez mais a população está aderindo ao uso das rotas e precisamos conscientizar sobre como elas devem ser utilizadas”, comenta o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras.

A partir deste domingo, cartilhas educativas serão distribuídas nos três pontos de aluguel de bicicletas (Parque da Jaqueira, Recife Antigo e Parque Dona Lindu). Também haverá um concurso cultural para distribuir camisas pelo perfil oficial da Ciclofaixa no Facebook (facebook.com/ciclofaixarecife). Para concorrer, será preciso comentar, até as 16h deste sábado (4), na página do Facebook, porque o usuário curte a Ciclofaixa.

As respostas mais criativas ganham, cada uma, uma camisa, que deve ser retirada na estação de aluguel de bicicletas do Recife Antigo, neste domingo. As orientações para quem quiser participar também estarão disponíveis nos perfis do Facebook, Instagram e Twitter (@ciclofaixarec). Serão camisas de mangas compridas, nas cores branca ou azul, com proteção UV. Na frente, está estampada a marca da ciclofaixa. Nas costas, frases educativas.

“Respeite a faixa de pedestres”, “A Ciclofaixa é mão dupla. Respeite”, “A pé, só se for acompanhando uma criança”, “Respeite os iniciantes e crianças”, “Respeite a velocidade na Ciclofaixa” e “Use equipamentos de segurança” são alguns exemplos de frases. Em paralelo, o Banco Itaú, vencedor do chamamento público para operar as rotas, já está finalizando uma campanha educativa. “A campanha do Itaú será voltada para motoristas não só dos veículos de passeio, como também para os de ônibus e de táxi”.

Para o secretário, a nova rotina aos domingos e feriados exige uma mudança de mentalidade. Infelizmente, algumas cenas de falta de respeito estão sendo presenciadas nas duas rotas da Ciclofaixa: automóveis e motos circulando em alguns trechos, além de carrinhos de picolé, carroças e até grupos de corredores usando a área indevidamente. “Existem punições, multas graves para os motoristas que desrespeitam a sinalização e utilizam o espaço reservado para a ciclofaixa. Mas tudo começa pela educação. Estamos precisando de mais respeito mútuo entre motoristas, motoqueiros, ciclistas e pedestres”, avalia Carreras.

Aos domingos e feriados, nas ruas e avenidas das rotas da ciclofaixa, os veículos têm velocidade máxima reduzida para 40 km/h. Todos os trechos possuem sinalização, com placas de trânsito alertando sobre a velocidade permitida. Também é proibido estacionar, nos domingos e feriados, na faixa destinada à ciclofaixa. Quem mora nos trechos que as duas rotas passam deve ficar atento, pois na madrugada, a partir das 4h, equipes começam a colocar os quatro mil cones que demarcam a área. Carros ficam sujeitos a reboque.

Para orientar os motoristas, 102 operadores de tráfego fardados (sendo 51 pela manhã e 51 à tarde) e agentes da CTTU estão a postos no horário de funcionamento da ação. O Código de Trânsito Brasileiro prevê multa gravíssima e sete pontos na carteira de habilitação para o motorista que transitar sobre a ciclofaixa. Já para quem estacionar sobre o trecho destinado à ciclofaixa, a multa é grave, com cinco pontos na carteira.

ROTAS ALTERNATIVAS

Aos motoristas, vale lembrar as rotas alternativas, que devem ser priorizadas aos domingos e feriados. Para quem vem da Zona Sul, o ideal é pegar a Avenida Mascarenhas de Moraes, seguir em frente, sentido Afogados, e dobrar à esquerda no Largo da Paz. Neste ponto, o motorista estará de frente para a Estrada dos Remédios, que tem continuação pela Avenida Visconde de Albuquerque e Rua José Bonifácio. Neste ponto, o motorista já pode ter acesso à Jaqueira, Parnamirim, Aflitos, Rosarinho e demais bairros da Zona Norte.

Da Zona Norte para a Zona Sul, o motorista pega a rua Real da Torre, segue em frente e terá acesso ao bairro da Madalena, depois chega à Rua Cosme Viana, em Afogados. Em seguida, passando a Ponte Motocolombó, o motorista já está na avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, onde tem acesso aos bairros de Boa Viagem, Piedade e todo o litoral Sul. Outra opção para o condutor fazer o deslocamento no eixo Olinda/Boa Viagem é seguir pela Avenida Agamenon Magalhães. Apenas um trecho de duas quadras da via local da Agamenon, no sentido Olinda/Boa Viagem, estará com uma faixa destinada às ciclofaixas.