Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 02.05.16 - 16h24

Estudantes participam de atividade do Maio Amarelo sobre educação no trânsito

img_alt

Alunos da Escola Municipal Emídio Dantas Barreto receberam equipes da CTTU, Samu, Operação Lei Seca, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar (Foto: Cortesia)

 

Para marcar o Maio Amarelo, uma campanha internacional de conscientização sobre acidentes de trânsito, estudantes do 4º ano da Escola Municipal Emídio Dantas Barreto receberam, nesta segunda-feira (2), equipes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Operação Lei Seca, Corpo de Bombeiros (CBMPE) e Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) para uma conversa sobre educação no trânsito. A oficina aconteceu no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec), na Boa Vista, onde funcionam duas turmas do 4º ano da escola, que fica em Santo Amaro.

A equipe da Operação Lei Seca debateu com os estudantes sobre os riscos de misturar álcool e direção. O educador da Operação, Alexandre Pereira, contou que dirigiu após beber e acabou sofrendo um acidente: “Há 12 anos, caí da moto duas ruas antes da minha casa. Eu voltava de uma festa, havia bebido e acabei cochilando. Sofri uma lesão na perna e na coluna e por isso hoje sou usuário de cadeira de rodas”, contou Alexandre.

Um aluno foi chamado para demonstrar como se faz o teste do bafômetro: “Eu gostei muito de ver como funciona o bafômetro na prática”, contou o estudante do 4º ano Vinícius Gomes. Ele é um dos alunos que está participando até o fim do mês das aulas de educação no trânsito ministradas pela CTTU, que acontecem todas as segundas-feiras, no Cetec.

Em seguida, foi a vez de profissionais do Samu conversarem com os estudantes sobre a questão dos trotes. “A cada dez ligações, quatro são trotes. A maior parte deles são feitos por crianças”, disse Janaína Santos, instrutora do Núcleo de Educação Permanente do Samu. Ainda segundo Janaína, em 2012, o número de trotes era de 8 a cada 10 ligações. Por isso, o Serviço passou a desenvolver atividades de conscientização nas escolas.

O Corpo de Bombeiros debateu com os estudantes sobre a locomoção de veículos de emergências no trânsito e fez demonstrações de como socorrer acidentados. O evento contou ainda com a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) da Polícia Militar, que realizou uma atividade mostrando que os animais também conseguem interpretar e seguir os comandos dos sinais de trânsito.

O chefe de Educação para o Trânsito da CTTU, Francisco Irineu, falou que o objetivo é orientar as crianças sobre o ir e vir: “Semanalmente, os estudantes estão trazendo para as aulas de educação no trânsito o que elas vivenciam diariamente ao ir e voltar para escola”, disse. As aulas que os estudantes da Escola Municipal Emídio Dantas Barreto estão recebendo fazem parte de um Projeto Piloto da CTTU, que visita as unidades de ensino municipais e particulares do Recife para falar sobre Educação no Trânsito.



MAIO AMARELO - No Recife, a campanha de conscientização sobre acidentes de trânsito é liderada pelo Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito (Compat), com o apoio da CTTU, do Samu, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e das secretarias municipais de Educação e Saúde. Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.