NOTÍCIAS

Saúde | 02.05.16 - 15h17

Prefeito agradece a trabalhadores do Hospital da Mulher

img_alt

Geraldo participou de almoço de confraternização com os funcionários da empresa responsável pela obra para agradecer o empenho nos serviços realizados na unidade de saúde (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

“Venho aqui deixar o meu agradecimento e o do povo do Recife a cada uma das trabalhadoras e dos trabalhadores que ajudaram a erguer o Hospital da Mulher”. Foi desta maneira que o prefeito Geraldo Julio confraternizou com mais de 120 funcionários da empresa responsável pela obra do Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no bairro do Curado, nesta segunda-feira (2), um dia depois do Dia do Trabalhador. Ao todo, cerca de 1,2 mil pessoas passaram pelo canteiro durante todo o período de intervenções no local. Em uma semana, o primeiro hospital construído pela Prefeitura do Recife em toda a sua história estará em funcionamento.

“Venho aqui deixar o meu agradecimento e o do povo do Recife a cada uma das trabalhadoras e dos trabalhadores que ajudaram a erguer o Hospital da Mulher”.

“É uma tradição do povo brasileiro fazer a festa da cumeeira, quando uma obra fica pronta. A gente está celebrando com as trabalhadoras e trabalhadores que passaram por esta obra. Foram mais de 1.200 que tiveram a oportunidade de construir o Hospital da Mulher, que vai prestar serviços tão importantes para toda a população do Recife”, disse Geraldo, que chegou ao hospital acompanhado de secretários e de deputados federais responsáveis por emendas parlamentares que colaboraram para a construção da unidade. “Cada pessoa que trabalhou aqui vai levar o meu agradecimento e o do povo do Recife para casa”, acrescentou. A festa da cumeeira é uma referência ao cume de uma obra, quando ela fica pronta.

Os operários que participaram da obra também agradeceram a oportunidade dada pela empresa e Prefeitura neste tempo de crise, além do orgulho de participar de uma obra emblemática para a cidade. “Com certeza é muito gratificante ter trabalhado aqui. O Recife está recebendo um hospital deste tamanho e que vai beneficiar muita gente. Fico feliz de ter participado disso tudo e só tenho a agradecer também. Era uma coisa que estava precisando muito”, disse o ajudante de pedreiro Anísio Costa do Nascimento, que trabalhou durante um ano na unidade.

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha já foi entregue oficialmente ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), que vai realizar o gerenciamento, operacionalização e a execução das ações e serviços de saúde da unidade. O hospital é o primeiro do município voltado para as mulheres da cidade. A seleção dos candidatos para ocuparem as 455 vagas de emprego disponibilizadas para o local já está em andamento e a unidade de saúde será inaugurada na próxima segunda-feira (9), dia seguinte ao Dia das Mães. A obra está 100% concluída e os equipamentos sendo instalados no local.

“Estamos em contagem regressiva para entregarmos esta obra tão esperada e desejada pela população do Recife. Aqui nós faremos atendimento com o cuidado e com a qualidade que o povo merece. O principal diferencial é dar um atendimento humanizado e, principalmente, dar acesso a muitos serviços que as mulheres do Recife têm dificuldade de conseguir”, destacou o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia. 

Toda a parte de iluminação, aparelhos de ar-condicionado, instalações elétricas e hidráulicas de um modo geral já estão funcionando, além de alguns equipamentos, como os de raio-X e tomografia, que já estão instalados. A unidade tem capacidade para realizar por mês 400 partos, 250 cirurgias, além de 10.000 atendimentos ambulatoriais de pré-natal de alto risco, assistência ao parto e puerpério e atendimento em diversas sub especialidades, tais como: ginecologia infanto puberal, climatério, serviço de esterilização cirúrgica, mastologia e assistência à população LGBTT (lésbicas, bissexuais e transexuais).

A unidade contará ainda com banco de leite humano, endocrinologista, cardiologista, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, odontólogos e enfermeiros. Ainda serão realizados mensalmente 2.680 ultrassonografias, 4.000 exames de raio-X e 1.320 exames de mamografia. A unidade de saúde possui investimentos da própria Prefeitura, do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.