NOTÍCIAS

Mulher | 02.05.17 - 12h41

PCR firma parceria para formação de adolescentes e gestores em questões de gênero e empoderamento feminino

img_alt

Projeto "Hoje Menina, Amanhã Mulher" conta com apoio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, do Unicef e do Centro de Mulheres do Cabo (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio recebeu nesta terça-feira (2), em seu Gabinete, o Cônsul dos Estados Unidos no Recife, Richard Reiter, o representante da Unicef no Recife e chefe da plataforma do Fundo para o Semiárido, Robert Gass, e Nivete Azevedo, representando do Centro de Mulheres do Cabo, entre outras autoridades e militantes do movimento feminista. O encontro serviu para formalizar a implantação do projeto Hoje Menina, Amanhã Mulher, que tem o objetivo de formar adolescentes entre 12 e 18 anos e gestores da Prefeitura do Recife para questões como formação em gênero, construção de senso crítico feminista e liderança. A iniciativa será conduzida pela Secretaria da Mulher do Recife junto aos órgãos parceiros.

“Esse projeto terá um trabalho importante que é o de mudar comportamentos. Firmamos uma parceria importante com a Embaixada dos Estados Unidos, com a Unicef e com os movimentos sociais, através do Centro de Mulheres do Cabo. Vamos formar gestores e adolescentes de 12 a 18 anos para serem multiplicadoras deste conhecimento, para mudar o comportamento das pessoas nas comunidades que elas moram”, destacou Geraldo. “O machismo é assunto sério e não tem graça nenhuma. Precisamos mudar este comportamento e respeitar as pessoas. E esta capacitação vem exatamente para isso”, acrescentou.

O projeto Hoje Menina, Amanhã Mulher está dividido em duas frentes. A primeira envolve processo de formação de 30 gestores municipais na perspectiva de gênero e tem demandas advindas desse processo em suas áreas de atuação. Já a segunda frente está focada nas atividades com 80 adolescente de 12 a 18 anos e tem foco na formação em gênero e construção de senso crítico feminista ampliando a participação política das meninas e estimulando lideranças. 

A formação das adolescentes e pré-adolescentes acontecerá nas duas unidades do Centro Comunitário da Paz, no Alto Santa Terezinha e Cordeiro, e no Centro da Mulher Metropolitana Jula  Santiago, em Brasília Teimosa. O projeto também será implantado nas cidades de Belém e Salvador. O Centro de Mulheres do Cabo, organização social que há 30 anos luta por estes direitos, também é parceira.

O cônsul dos Estados Unidos no Recife, Richard Reiter, reforçou a importância desta parceria. “O Governo Americano vem para ser um parceiro neste projeto, junto com a Prefeitura e o Unicef, com o objetivo de empoderar as meninas do Recife. Além disso, o projeto vai funcionar no Compaz, que é um equipamento bastante importante para promover a cidadania na cidade”, ressaltou. A Oficial em Gênero da Embaixada americana, Natasha Bulock, também participou do encontro sobre o projeto, que tem o governo dos Estados Unidos como financiador e que também será implantado em Salvador, na Bahia, e Belém, no Pará.

 Para o representante do Unicef em Pernambuco, Robert Gass, é importante unir esforços para se discutir este tema. “Para se conseguir qualquer direito para crianças e adolescentes, principalmente para as meninas, é preciso se antecipar nesta discussão. É preciso empoderar mais as meninas e, através deste projeto, nós teremos esta oportunidade. Vamos trabalhar com os gestores e selecionar as meninas mais vulneráveis, em bairros mais pobres, para realizar esta mudança de comportamento”, frisou. Todo o projeto contará com um sistema de monitoramento construído e desenvolvido pela própria Unicef.

Além da Secretaria da Mulher do Recife, estão envolvidas a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos; e a secretaria de Segurança Urbana. “Essas meninas que serão atendidas pelo programa farão parte de um novo futuro e serão multiplicadoras do feminismo e do empoderamento. Além disso, vamos capacitar gestoras na área de gênero e feminismo, fazendo um link entre as políticas públicas de saúde, assistência social, cultura e segurança cidadã para que o projeto seja pensado de forma integrada”, concluiu Cida Pedrosa, secretária da Mulher do Recife.