Abrindo o Maio Amarelo, Trupe da CTTU realiza ação educativa no bairro da Boa Vista
Uma ação para pedestres deu início à Campanha Maio Amarelo no Recife, nesta quinta-feira (2). Na ocasião, orientadores de trânsito e artistas educadores da Trupe da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) foram à Rua João Fernandes Vieira, no bairro da Boa Vista, para falar sobre a importância da travessia na faixa de pedestres. Os motoristas também foram orientados a respeitar a sinalização. Além da ação de hoje, a Campanha Maio Amarelo terá uma programação educativa estendida por todo o mês, como ações em escolas e em vias da cidade. Também serão feitas outras intervenções viárias e modernizações na atuação da Autarquia.
A ação desta quinta-feira (2) foi marcada por muita animação e chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local, como Dona Maria Eudice, que é dona de casa e transitava a pé pela via. “Esse tipo de ação é importante porque o pedestre tem que ser prioridade. Muitas vezes o motorista acaba não respeitando o espaço da gente e nesses momentos é sempre bom essa preocupação e visibilidade que dão para a questão”, destacou.
O Código Brasileiro de Trânsito destaca, no artigo 29, que os veículos motorizados e não motorizados devem, juntos, prezar pela segurança dos pedestres. Por isso, o professor Francisco Irineu, que atua como coordenador do Programa de Educação para o Trânsito da CTTU, explicou a necessidade de defender o respeito ao pedestre. “O Maio Amarelo é importante para darmos visibilidade aos acidentes ocorridos no trânsito e conscientizar todos os atores envolvidos – motoristas, motociclistas e pedestres. Nesse contexto, precisamos falar sobre a segurança do pedestre, que é o ator mais vulnerável no trânsito e, por isso, deve ser protegido”, disse.
MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.