Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 02.05.19 - 11h25

Postos de saúde do Recife abrem neste sábado (4) pro Dia D de vacinação contra gripe

img_alt

Público prioritário da imunização pode procurar um dos 170 postos, das 8h às 17h (Foto: Cortesia)

 

CONSULTE OS LOCAIS DE VACINAÇÃO AQUI

Neste sábado (4), 170 salas de vacinação das unidades de saúde da família (incluindo as Upinhas), unidades básicas tradicionais e policlínicas da Prefeitura do Recife estarão abertas para o Dia D de vacinação contra gripe, que acontece em todo o País. As unidades municipais de saúde estarão abertas das 8h às 17h para garantir a vacina para todos os grupos prioritários.

Até agora, foram imunizados cerca de 100 mil recifenses, o que corresponde a cerca de 20% do público prioritário - que aumentou para mais de 500 mil pessoas depois que o Ministério da Saúde (MS) incluiu policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. A meta do Governo Federal é vacinar pelo menos 90%. Em 2018, 100% do público-alvo do Recife foi imunizado contra a doença.

Até o próximo dia 31, podem receber a dose de vacina contra a gripe as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas idosas, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias), profissionais de saúde, professores de escolas públicas e privadas do Recife, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em cumprimento de medidas socioeducativas; detentos e funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como diabéticos, além de policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Além de levar a carteira de vacinação e um documento de identificação, parte do público-alvo precisa apresentar documentos que provem a necessidade da vacinação. Profissionais das redes públicas e privadas de educação e de saúde devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho, por exemplo. Mulheres puérperas necessitam de comprovação de que passaram por parto nos últimos 45 dias. Já as pessoas com comorbidade têm de apresentar encaminhamentos médicos justificando a aplicação da vacina.