Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 02.05.22 - 18h08

Prefeitura do Recife inicia segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe nesta terça (3)

img_alt

Também passarão a receber receber o imunizante gestantes, puérperas, professores das redes de ensino pública e privada e pessoas com comorbidades, entre outros públicos (Foto: Ikamahã/SESAU)

A partir desta terça-feira (3), a Prefeitura do Recife dará início à segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe. Neste momento, passarão a receber o imunizante gestantes, puérperas, professores das redes de ensino pública e privada e pessoas com comorbidades, entre outros públicos. Até o momento, o Recife já aplicou 80.314 doses do imunizante - o que representa 18,17% de cobertura vacinal. A meta, segundo recomendação do Ministério da Saúde, é alcançar 90% de cobertura. A vacina estará disponível nas mais de 150 salas de vacinação da Secretaria de Saúde (Sesau) do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A lista completa está disponível neste link: https://bit.ly/GripeeSarampo2022.   

Também passam a receber a vacina as pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas. Esta segunda fase seguirá até o dia 3 de junho. No último sábado (30), já começaram a receber a vacina contra influenza as crianças de seis meses a menores de cinco anos. Os idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde, incluídos na primeira fase da campanha e que ainda não se vacinaram, podem procurar uma das unidades de saúde da Sesau para receber o seu imunizante.

É importante destacar que a nova vacina contra gripe já inclui a proteção contra a cepa do vírus H3N2 (Darwin), que recentemente teve forte circulação no país, causando uma epidemia. Uma vez que a campanha de vacinação contra gripe ocorre ao mesmo tempo da vacinação contra a covid-19, é importante destacar que não há nenhum tipo de restrição na imunização para os adultos e idosos.

Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.

SARAMPO - No último sábado (30), a Prefeitura do Recife antecipou o início da vacinação contra o sarampo para as crianças de seis meses a menores de cinco anos, que estava prevista para a próxima terça (3). Além deste grupo, também podem receber a vacina os trabalhadores da saúde, contemplados na primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que também é eficaz contra rubéola e caxumba. Até o momento, foram aplicadas 24.947 doses desse imunizante - o que representa uma cobertura vacinal de 13,89%. 

O sarampo é uma doença infectocontagiosa transmitida através de secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Os sintomas começam a se manifestar entre dez e 12 dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias, podendo levar à morte.

DOCUMENTOS – Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde e os professores, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho. Já as gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente devem levar laudos médicos que comprovem a condição.

CONFIRA AQUI A LISTA DAS COMORBIDADES

ASSUNTOS: