Mulheres da RPA-3 reúnem-se em pré-conferência
Nesta quinta-feira (02), no Centro Público de Casa Amarela – na avenida Norte, 3.500 – aconteceu a rodada de pré-conferências para que as mulheres da RPA-3 sugiram problemas e soluções que serão expostos na 5ª Conferência Municipal da Mulher, sob o tema “O Plano Municipal para Efetivação de Política para as Mulheres”, que acontecerá em agosto. O encontro reuniu 106 cidadãs e elegeu 20 delegadas, na proporção de cinco para uma.
“Esta é a quarta pré-conferência das 17 que vamos realizar em todas as RPA’s (Regiões Político-administrativas) e microrregiões da Cidade. A nossa meta é eleger 425 delegadas nas pré-conferências e reunir 3.500 mulheres na 5ª Conferência Municipal. Após o evento, no mês que estamos chamando de Agosto para Mulheres, será realizado um seminário para discutir com as companheiras o que saiu na Conferência Municipal e prepará-las para a Conferência Estadual, prevista para outubro, mas ainda sem data definida”, revelou a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira.
A gerente operacional de Temáticas Regionais, Wanda França, acrescenta que as reuniões são o momento para o sexo feminino sugerir alterações na proposta do Plano: metas, prazos, indicadores de avaliação, parceiros. “A 5ª Conferência homologa a discussão das prés. Não podem ser alterados o eixo de prioridades e as ações que vieram da 4ª Conferência”, disse ela.
Margarida Barbosa, de 57 anos, dona de casa e integrante do grupo Cidadania Feminina, do Córrego do Euclides, que agrupa 80 mulheres espera que “o racismo, a saúde da mulher, o aborto e o Orçamento Participativo sejam alguns temas debatidos na 5ª Conferência Municipal da Mulher”.
No próximo sábado (04), das 14h às 17h, na Escola Municipal Célia Arraes, situada na rua José Noya, 131, na Várzea (RPA-4), será realizada mais uma pré-conferência.
Arte – O artesanato das mulheres é exposto nos locais das pré-conferências. Durante o encontro no Centro Público de Casa Amarela, na tarde desta quinta-feira (02), não foi diferente. Colares, acessórios, pesos para porta e outros objetos foram vendidos a preços populares.