NOTÍCIAS

| 02.06.14 - 11h00

Audiência pública apresenta propostas para Rádio Frei Caneca

Encontro acontece na próxima quarta-feira (4), no Plenarinho da Câmara de Vereadores 
 

As propostas elaboradas para a Rádio Frei Caneca, através de Grupos de Trabalho compostos por representantes do poder público e da sociedade civil, serão apresentadas na Câmara dos Vereadores na próxima quarta-feira, 4 de junho, às 14h. A audiência pública, proposta pela vereadora Isabela de Roldão, da Comissão de Educação, Cidadania, Justiça e Diversidade, será realizada no Plenarinho.

Para a ocasião, foram convidados o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, o ex-vereador Liberato Costa Jr., autor da Lei que criou a emissora municipal, o gerente de Música da FCCR, Patrick Torquato, a representante da ONG Auçuba – Educação e Comunicação, Rosa Sampaio, o integrante da Central Única das Favelas (CUFA), Cesar Cronembold, a professora de Radialismo, Nice Lima, e a representante da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Teca Carlos.

Os Grupos de Trabalho da Rádio Frei Caneca se reuniram entre os dias 10 de março e 16 de abril para discutir e formular proposições para os temas Gestão, Financiamento e Programação. Ao todo, foram cerca de 40 pessoas participando de 16 reuniões, com mais de 40 horas de debates. Os integrantes dos GTs elaboraram 53 propostas que serão apresentadas para a sociedade na ocasião.

O processo, que envolveu representantes do poder público e da sociedade civil, é considerado um formato democrático, na perspectiva de atuação da emissora pública na defesa da Comunicação, Cultura, Cidadania e Direitos Humanos. O presidente da FCCR, Diego Rocha, ressalta esta característica. “Passos concretos estão sendo dados para a constituição da Rádio. Esse é um trabalho que vai deslanchar, faz parte do compromisso assumido no programa de governo do prefeito Geraldo Julio e a audiência é uma oportunidade de colher mais informações dos diversos setores da sociedade”, diz.

Instituições participantes dos GTs:
1. Conselho Municipal de Políticas Culturais do Recife (CMPC)
2. Fórum Pernambucano de Comunicação (FOPECOM)
3. Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC-PE)
4. Centro Cultural Luiz Freire (CCLF)
5. Central Única dos Trabalhadores (CUT)
6. Central Única das Favelas (CUFA)
7. AUÇUBA
8. Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
9. Associação Brasileira das Rádios Comunitárias (ABRAÇO)
10. Conselho da EPC – Empresa Pernambuco de Comunicação
11. Centro Acadêmico de Comunicação Social – UFPE
12. Sindicato dos Radialistas de Pernambuco
13. Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco – SINJOPE
14. Fórum da Música de Pernambuco
15. Sindicato dos Músicos
16. Quilombo Kipupa Malunguinho
17. Secretaria de Imprensa – PCR
18. Secretaria de Direitos Humanos – PCR
19. Secretaria de Cultura – PCR
20. Fundação de Cultura Cidade do Recife - FCCR