Mais de 500 pessoas vacinadas no Centro do Recife nesta segunda-feira
Mais de 500 profissionais foram imunizadas, nesta segunda-feira (2), durante a vacinação de trabalhadores que vão estar expostos às grandes concentrações de pessoas durante a Copa do Mundo 2014. A ação, que ocorreu na Praça da Independência, no Centro do Recife, das 8h às 16h, é resultado de uma parceria entre o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Entre as vacinas aplicadas estavam a Influenza, Hepatite B e Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).
Desde o mês de abril, a iniciativa está percorrendo diversos pontos da Capital promovendo a vacinação de milhares de recifenses. A meta do PNI é atingir 95% dos profissionais que terão contato com os turistas durante o Mundial. Um deles foi o profissional de saúde, Mário Teixeira, de 52 anos, que tomou uma dose contra a Tríplice Viral. “Não sabia da vacinação aqui, estava passando e descobri que eu precisava tomar. Foi bom porque já fiquei imunizado, mas seria bom que essa ação abrangesse mais pessoas”, destacou.
De acordo com Margareth Lacerda, do PNI Recife, o objetivo da imunização é garantir que esses profissionais não estejam suscetíveis a estas doenças. “Como teremos uma grande concentração de pessoas e, com isso, um maior número de vírus circulando, é importante que os taxistas, motoristas de transporte coletivo, profissionais da saúde, entre outros, estejam protegidos”, afirmou.
Em comemoração ao Dia Internacional das Profissionais do Sexo, as prostitutas também receberam a vacinação. “Quando se fala em profissionais que estarão expostos aos turistas, não podemos esquecer as prostitutas”, lembrou Nanci Feijó, coordenadora da Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo.
Foi o caso de Juanita Soares Vicente, 20, que foi imunizada com a Tríplice Viral e a Hepatite B. “Eu nunca tinha tomado vacina e hoje tomei logo duas. Agora tenho até cartão de vacinação para ir ao posto de saúde”, comemorou.
VACINAÇÃO - Na próxima sexta-feira (06/06) haverá mais uma imunização no Cabanga Iate Clube, no Pina, das 8h às 16h. No sábado e domingo, o mutirão do PNI estará na Feirinha de Boa Viagem, das 17h às 20h, vacinando os comerciantes e artesãos que trabalham no local.