NOTÍCIAS

| 02.06.14 - 09h54

Moradores de Jardim São Paulo e Campo Grande participam do Juntos pela Escola

[caption id="attachment_46393" align="alignleft" width="680"] Estudantes, pais e demais moradores dos dois bairros participaram de brincadeiras e apresentações culturais, receberam atendimento odontológico e ainda puderam emitir documentos. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

Os moradores de Campo Grande e Jardim São Paulo tiveram uma manhã repleta de lazer, saúde e serviços nas Escolas Municipais Mário Melo e Dom Bosco, que receberam o projeto Juntos pela Escola neste sábado (31). Das 8h às 13h, alunos, pais, professores e demais moradores dos bairros participaram de oficinas de brigadeiro e beleza, apresentações culturais, contação de histórias, exibição de filmes infantis, cama elástica e pula-pula. O projeto Juntos pela Escola faz parte do programa Juntos pela Educação, que tem como um dos objetivos aproximar a escola da comunidade.

Enquanto as crianças brincavam, muitos pais solicitaram a emissão de documentos com representantes do Instituto Tavares Buril (ITB), receberam orientações jurídicas da Defensoria Pública e ainda fizeram cadastro no programa Bolsa Família. Os moradores fizeram testes de glicemia e pressão, tomaram vacina da gripe, de HPV e a tríplice viral (para sarampo, caxumba e rubéola), numa parceria com a Secretaria de Saúde do Recife.

A população também teve acesso a atendimento odontológico, com direito a diversas orientações sobre saúde bucal e câncer de boca, para marcar o Dia Mundial Sem Fumar, celebrado neste sábado. Já as crianças receberem orientações sobre escovação dos dentes, ganharam escova, pasta de dente e foram direto para o escovódromo, onde puderam pôr em prática as dicas que receberam da equipe da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR). A dona de casa Marlúcia Maria da Silva, 42 anos, deixou o filho brincando no pula-pula montado na Escola Mário Melo enquanto era atendida por um dentista. “Achei o projeto muito interessante, nossa comunidade precisa muito de atividades como essas”, elogiou.

Já a dona de casa Maria José Dias, 65 anos, não tinham nenhum filho que estudasse na Mário Melo, mas mesmo assim ficou sabendo do Juntos pela Escola e aproveitou para fazer exame de vista, aferir a pressão e medir a glicemia. “Quero saber se estou com catarata e achei muito prático poder fazer todos os exames aqui, em pleno fim de semana”, afirmou.

A Vigilância Ambiental distribuiu capas para caixa-d’água e tonel, e deu orientações sobre o combate à dengue na Escola Dom Bosco. Os moradores de Jardim São Paulo também receberam hipoclorito para desinfectar a água de consumo doméstico. Já os nutricionistas fizeram avaliação de peso e distribuíram soro para reidratação oral.

Aluno do 6º ano, Gutemberg da Silva Santana, 11 anos, aproveitou quase todas as atividades de recreação disponíveis na escola: assistiu a um filme na sala de cinema, aprendeu a fazer brigadeiro em uma oficina, pintou na sala de artes, assistiu à contação de histórias, se jogou no pula-pula e na cama elástica. “O que mais gostei foi a guerra de cotonete gigante”, pontuou.

Para o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, neste sábado a escola cumpriu seu papel de ser um lugar de aprendizados e lições de vida. “Hoje tivemos uma belíssima lição de como o ensino pode caminhar lado a lado com a comunidade. Esse é o grande ensinamento do projeto Juntos pela Escola. Um sábado assim é uma verdadeira injeção de ânimo e estímulo para essas comunidades.

O secretário Municipal de Educação, Jorge Vieira, ressaltou a união de esforços e a convergência de saberes da população, dos alunos, dos professores, dos voluntários e dos profissionais da Secretaria de Educação. “O Juntos pela Escola é um sucesso; é sempre bem recebido pela comunidade. Agora vamos dar uma pausa por causa do recesso escolar, mas voltaremos às atividades no fim de junho”, avisou.

PROGRAMA - O projeto Juntos pela Escola faz parte do programa Juntos pela Educação, que retomou as atividades no último dia 17, com um dia de lazer e cidadania nas Escolas Municipais Almerinda Umbelino de Barros, no Vasco da Gama, e Paulo VI, na Linha do Tiro. A ação acontece no último sábado de cada mês, sempre contemplando duas das 36 unidades de ensino da rede municipal do Recife que oferecem turmas de 6º a 9º ano (Fundamental II).

Criado em agosto de 2013 para integrar comunidades, estudantes, profissionais da educação, voluntários e empresários locais, o Juntos pela Educação envolveu mais de 16 mil participantes no primeiro ano, em 16 unidades de ensino com turmas do 6º a 9º ano. Em 2014, outras 16 instituições serão contempladas.

A iniciativa apoia-se em quatro eixos: valorização e apropriação das escolas pelas famílias dos estudantes e comunidades em que estão inseridas; engajamento de empresários e voluntários; apoio às famílias e motivação de alunos, professores e gestores da rede municipal de ensino.

O Juntos pela Educação é uma ação da Prefeitura do Recife desenvolvida pela Secretaria de Educação e parceiros como a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS) e o Serviço Social do Comércio (Sesc). As secretarias municipais de Saúde e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também colaboram, além da Faculdade de Odontologia do Recife.