NOTÍCIAS

Cultura | 02.06.14 - 19h45

Prefeitura do Recife entrega conjunto habitacional no Arruda para 128 famílias

O prefeito Geraldo Julio realizou, na tarde desta segunda (2), a entrega da casa própria para antigos moradores das margens do Rio Beberibe


A partir desta terça-feira, os moradores contemplados já iniciam o processo de mudança com o auxílio da Prefeitura do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Na tarde desta segunda-feira (2), 128 famílias que moravam em comunidades às margens do Rio Beberibe receberam suas primeiras casas próprias. O prefeito Geraldo Julio entregou o Conjunto Habitacional Santo Antônio, no Arruda, com quatro blocos de quatro pavimentos para os moradores que sofriam há anos com as enchentes e péssimas condições de habitação na localidade. O imóvel, localizado na Rua Zeferino Agra, nº 490, inaugura um novo modelo de moradia popular no Recife, com revestimento em cerâmica e forro de gesso nos apartamentos.

A obra, que teve um custo de 7,3 milhões, estava parada desde 2010 e foi retomada pela atual gestão no ano passado, com recursos do PAC Beberibe, um programa de saneamento integrado desenvolvido ao longo da bacia do Rio Beberibe que vai beneficiar, diretamente, cerca de 120 mil moradores de dez bairros da zona norte da  cidade,  a exemplo do  Arruda, Beberibe e Campina do Barreto.

Segundo o prefeito Geraldo Julio, a entrega do conjunto ratifica o compromisso da gestão em fazer obras de qualidade e para quem precisa. "Não queremos fazer de qualquer jeito. Na minha gestão temos respeito com quem precisa da prefeitura.Todas as unidades que serão construídas durante o meu governo serão acabadas como estas aqui, com cerâmica, com tudo forrado, pintado, pronto para se morar e para que as pessoas possam de fato ter um lugar digno para se viver", enfatizou o gestor.

Cada um dos 32 apartamentos de cada bloco têm, em média, 41 metros quadrados de área útil, com dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro interno, todos os cômodos com revestimento interno e externo.Os blocos são compostos de entrada, escadaria, corredores e 32 vagas de garagem, sendo duas para portadores de deficiência. O imóvel conta ainda com uma área de lazer, com quadra esportiva e playgrounds.

Para o senhor Carlos Alberto, auxiliar de pedreiro de 54 anos, o dia de hoje marca a realização do sonho de uma vida inteira. "Morei toda a minha vida na beira do rio, passando por enchentes, sem saneamento, perto do lixo, perdendo minhas coisas a cada chuva. Hoje vamos ter uma casa de verdade, eu e minha esposa, e passar o resto da nossa vida num cantinho bom, bonito e seguro. Estou muito feliz e bastante emocionado por ver que esse dia finalmente chegou", afirmou.


A partir de amanhã (3), os moradores contemplados já iniciam o processo de mudança com o auxílio da Prefeitura do Recife, com o apoio de caminhões para o transporte dos móveis. A região onde está localizado o conjunto Santo Antônio tem uma infraestrutura completa de serviços, com escolas públicas, Unidade de Saúde da Família Chão de Estrelas, as Policlínicas de Água Fria e Campina do Barreto, além da UPA do Arruda (em fase de construção).

Com as chaves em mãos, recebidas pessoalmente do prefeito Geraldo Julio, Josineide Vasconcelos, representando todos os moradores beneficiados com o habitacional, falou emocionada da satisfação de ter sua primeira casa própria."Eu nunca pensei que isso realmente fosse acontecer e vi que podemos de verdade contar com uma prefeitura que pensa no povo. Estou muito feliz, principalmente porque sei que nossas condições de moradia eram desumanas, e nunca olharam com atenção para nós. Agora temos um lar de verdade. Uma casa com teto, parede e principalmente com dignidade", destacou.

Além das chaves, as 128 famílias receberam uma pasta com a documentação do imóvel e uma cartilha, denominada de Manual da Casa Nova. Nessa cartilha, elaborada pela Secretaria de Saneamento do Recife, existem cópias das plantas baixa, elétrica e hidráulica de cada apartamento, além de uma série de recomendações sobre reformas estruturais (o que é ou não permitido), utilização de energia elétrica, água e esgoto e descarte de lixo. No manual,  também constam regras sobre os direitos e deveres de cada morador.

MAIS MORADIA - Na próxima quinta-feira (5), também às 16h, é prevista a inauguração do Habitacional Beira Rio. Localizado na Rua das Moças, 456, Arruda, o novo conjunto terá 320 apartamentos, com investimento de R$ 16,6 milhões. Ainda este mês, o prefeito Geraldo Julio fará entrega do terceiro conjunto ligado ao PAC Beberibe, o habitacional Felicidade, com 40 moradias e investimento de R$ 2,8 milhões. Ele está localizado na Rua Manoel Silva, no bairro do Fundão. Até o fim do ano serão entregues mais 12 conjuntos.